82 views 49 secs

Mudanças na indústria explicam redução da fatia de SP no PIB

em Destaques
quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Estado de São Paulo perdeu 1,2% de participação no PIB brasileiro de 2010 a 2013, porque a indústria leve, como de alimentos e bebidas, migrou para outros Estados.

Ao mesmo tempo, a indústria de transformação perdeu peso no PIB do País como um todo, segundo o IBGE. Mais cedo, o órgão informou que São Paulo ficou, em 2013, com 32,1% da economia nacional, com PIB de R$ 1,71 trilhão.
A perda de participação na indústria explica o fato de a fatia de São Paulo no PIB nacional ter encolhido mesmo em período de crescimento econômico. De 2010 a 2013, a economia paulista avançou 8,3%.
“Já era uma tendência, em função da indústria estar se espalhando pelo Brasil. O caso clássico é o setor de alimentos e bebidas, que está indo para perto do consumidor e da matéria-prima”, afirmou Frederico Cunha, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.
Segundo o técnico do IBGE, apesar da migração da indústria leve, São Paulo segue concentrando a indústria pesada mais complexa, também na transformação. Como a indústria de transformação perdeu 2,7% de participação no valor adicionado do PIB de 2010 a 2013, o peso de São Paulo também caiu (AE).