96 views 40 secs

Motos elimina 1.306 vagas

em Destaques
quarta-feira, 08 de julho de 2015

O Polo Industrial de Manaus duas rodas, onde está concentrada quase toda a produção nacional de motocicletas, já eliminou 1.306 vagas neste ano até maio, divulgou a Abraciclo.

De acordo com a entidade, o polo encerrou maio com 16.622 trabalhadores, número inferior aos 17.928 funcionários que tinha no fim do ano passado. A maior parte desses cortes se deu pela saída espontânea de trabalhadores, cujas vagas não foram repostas pelos fabricantes, explicou o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
Segundo ele, nenhuma grande medida de corte de produção, como lay-off e licença remunerada, foi adotada até agora por associadas da entidade. Ele lembrou que, em julho, muitas fábricas deram férias coletivas aos trabalhadores, mas ponderou que a medida normalmente é adotada no período.
O presidente da Abraciclo avaliou que o Plano de Proteção ao Emprego (PPE) é bem-vindo ao setor em linhas gerais. “Mas, na prática, vai depender muito da leitura do setor se a queda da demanda é passageira. Se for temporária, o programa será benéfico. Se a leitura for de crise profunda, ao adotar o Plano só estaremos protelando uma situação ainda mais crítica para o futuro”, disse (AE).