76 views 2 mins

Ministro diz que Fies será reformulado e terá mais vagas em 2017

em Destaques
segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O ministro da Educação. Mendonça Filho, disse ontem (28) que pretende reformular e aumentar o número de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Nosso compromisso é que a gente possa ter um Fies turbinado e que seja sustentável no médio e longo prazo”, disse após dar palestra na Associação Comercial de São Paulo. Em 2017, o programa que facilita o acesso ao ensino superior deverá, segundo o ministro, ir além das 225 mil vagas oferecidas neste ano.
“Nós pretendemos ter mais vagas para o próximo ano. Mas eu não posso fixar enquanto nós não concluirmos essa avaliação”, acrescentou Mendonça sobre os trabalhos que devem ser concluídos entre o final deste ano e o início do próximo. As mudanças no fundo devem contornar os problemas financeiros detectados pelo TCU. “Vocês acompanharam aquilo que foi publicado a partir do relatório do TCU, que, infelizmente, demonstrou um enorme rombo potencial hoje e projetado para o futuro com relação ao Fies. Então, a gente precisa ter cuidado em preservar esse mecanismo importantíssimo de acesso ao ensino superior”, enfatizou.
A partir dos problemas apontados pelo TCU, Mendonça disse que será apresentada uma proposta que corrige as distorções apresentadas. “Pretendemos reformulá-lo, garantindo a sua saúde financeira e o equilíbrio necessário, a chamada sustentabilidade. Porque, na prática, de acordo com os dados divulgados recentemente pelo Tribunal de Contas da União, o que se projeta é um rombo estratosférico”, destacou (ABr).