71 views 2 mins

Ministro descarta falta de recursos do FGTS para habitação

em Destaques
quarta-feira, 10 de maio de 2017

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse ontem (10) que não faltam recursos do FGTS para financiar projetos habitacionais.

A liberação dos saques das contas inativas do fundo não impactou as linhas de crédito para compra de imóveis nem os recursos para construção de novas unidades. “Não temos tido falta de recursos para financiar habitação em nenhuma vertente. Houve uma questão do orçamento do pró-cotista, que se esgotou. Nós já fizemos um remanejamento”, destacou após palestra no congresso da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
Na semana passada, a Caixa suspendeu o financiamento da linha Pró-Cotista, que destina recursos para a aquisição de imóveis com juros menores a pessoas que têm conta vinculada ao FGTS. Os recursos disponíveis eram suficientes apenas para atender as propostas de financiamento já recebidas pelo banco. Nesta semana, a instituição informou que voltaria a receber propostas de financiamento da linha Pró-Cotista.
Oliveira negou que a falta de dinheiro tenha relação com os saques das contas inativas do fundo. “Nós fizemos todas as simulações”, disse o ministro sobre como foi feito um planejamento para evitar que a liberação das retiradas interferisse no crédito habitacional. Estão sendo feitos remanejamentos dos recursos do fundo destinados para outras áreas para garantir os financiamentos relacionados à moradia. “Vamos administrar o orçamento, mas não faltará recurso de modo algum para área de habitação”, ressaltou (ABr).