66 views 2 mins

Mercado espera que taxa de juros caia para 8,75% até o fim do ano

em Destaques
segunda-feira, 03 de abril de 2017

O mercado financeiro espera que a Selic fique em 8,75% ao ano, ao final de 2017. Na semana passada, a expectativa era 9% ao ano, segundo o boletim Focus, divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central (BC).

A Selic está em 12,25% ao ano. No último dia 30, o BC indicou que poderá acelerar o ritmo de cortes na Selic. Em fevereiro, o Copom anunciou o quarto corte seguido na taxa. Por unanimidade, o comitê reduziu a Selic em 0,75 ponto percentual, de 13% ao ano para 12,25% ao ano. Esse foi o segundo corte seguido de 0,75 ponto percentual. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 11 e 12 deste mês.
“A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária [definições da taxa Selic], fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom”, disse o BC no Relatório de Inflação.
A estimativa do mercado financeiro para inflação caiu pela quarta vez seguida. Desta vez, a projeção para o IPCA passou de 4,12% para 4,10%. A projeção para a inflação este ano está abaixo do centro da meta que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa não foi alterada – segue em 4,5%. A projeção de instituições financeiras para o crescimento do PIB este ano, permanece em 0,47%. Para o próximo ano, a estimativa permanece em 2,5% (ABr).