82 views 5 mins

Marketing + estatística: por quê investir AGORA na dupla

em Destaques
terça-feira, 29 de março de 2022

Marcel Ghiraldini (*)

Já falamos mais de uma vez sobre a importância do uso da ciência e análise de dados nos setores de marketing. Então, vamos começar este post em um formato diferente. Ao invés do tradicional parágrafo introdutório, iremos direto ao ponto: duas grandes qualidades do “casamento” entre marketing e estatística!

Abrange processos e tecnologias de mensuração de performance que possibilitam aos diretores de marketing uma avaliação sofisticada do sucesso de suas iniciativas. Com métricas como ROI, atribuição e efetividade, proporciona relatórios completos de performance de programas de marketing.

Reúne dados de todos os canais de marketing e os consolida em uma única plataforma. Proporcionando uma assistência valiosa para o planejamento.

. Marketing e estatística: três passos para o sucesso – Quando pensamos em estatística, business analytics e Data Science, temos que coletar os dados, analisá-los e gerar os resultados. Por isso, para obter sucesso nos passos a seguir, é imprescindível ter cuidado no entendimento e tratamento dos dados.

Para gerar os melhores resultados com base na ciência de dados, siga estes três passos detalhados abaixo:

  1. Analise os dados de maneira contínua – Para atingir o máximo potencial, sua estratégia de marketing e estatística deve combinar técnicas distintas. Análise descritiva: criando relatórios de ações passadas você pode entender que elementos das campanhas geram maior retorno.

Análise explicativa: compreenda o que há por trás dos resultados apresentados na análise descritiva; análise exploratória: obtenha uma visão mais ampla dos padrões, tendências, outliers e resultados inesperados; análise preditiva: previsões acertadas baseadas em dados ricos para traçar ações futuras; análise prescritiva: tenha em mãos as respostas necessárias para alcançar determinado objetivo.

Tal aprofundamento em relação aos dados permite o levantamento e hipóteses e determinação de testes, como os aplicados pelo CRO (Conversion Rate Optimization).

  1. Avalie sua capacidade analítica e preencha pontos cegos – Organizações têm acesso a um extenso leque de capacidades analíticas para dar suporte a objetivos de marketing, porém, a grande maioria possui pontos cegos. Preencher esses vazios de sua plataforma analytics é um passo importante.

Por isso, é muito importante contar com cientistas de dados em seu time ou contratar alguma consultoria de marketing especializada em dados para obter eficiência e resultados positivos. Invista!

Outro ponto, responda à pergunta “aonde eu me encontro no espectro analítico atualmente?”, identifique pontos vulneráveis e comece a desenvolver uma estratégia de preenchimento baseado nos apontamentos surgidos daí.

  1. Aja de acordo com o que você aprendeu – Os dados coletados pelas ferramentas de analytics de nada importam se você não agir de acordo com as diretrizes traçadas por eles. A aplicação conjunta de marketing e estatística é um processo de constante teste e aprendizagem através dos quais você identifica canais deficientes, ajustar estratégias e táticas de acordo com necessidades e otimiza processos.

Concluindo: sem a habilidade de testar e avaliar o sucesso de suas ações de marketing, sua organização não teria ideia de que estratégia funciona e qual não funciona, que pontos precisam de mudanças e como elas devem ser aplicadas. Da mesma forma, de que adianta obter dados ricos e não fazer nada com os insights gerados?

(*) – Professor de marketing na ESPM e FIA, é Co-founder da Math: holding de empresas que aplicam ciências exatas para melhorar a relação entre marcas e pessoas – (https://www.math.group/).