63 views 2 mins

Maia: FHC está com ‘inveja da decisão correta’

em Destaques
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, rebateu a declaração do presidente Fernando Henrique Cardoso, feita durante o primeiro evento da série ‘A Reconstrução do Brasil’ do Fórum Estadão realizado ontem (27), em São Paulo, de que governos que não são fortes apelam para militares.

“Talvez se em 95 o Brasil tivesse cuidado da segurança pública, a gente não estaria passando os problemas que a gente passa hoje e talvez a gente não tivesse 60 mil mortes por homicídio, por mortes violentas”, declarou Maia.
Ao defender o governo Michel Temer, o presidente da Câmara disse que talvez FHC esteja com “um pouquinho de inveja da decisão correta” tomada. Ao discordar do tucano, Maia disse que não se trata de uma intervenção militar, mas da escolha de um militar como interventor que conhece o Rio de Janeiro. “É uma intervenção democrática, está prevista na Constituição e o Congresso aprovou”, afirmou.
Maia também defendeu a criação do Ministério da Segurança e que o governo Temer tomou a decisão correta. Temer teve a “coragem que outros presidentes não tiveram” ao criar o ministério. “Para o presidente Fernando Henrique, para o presidente Lula e para presidente Dilma, foi melhor a omissão neste tema do que a responsabilização sobre esse tema. É uma decisão difícil, porque a partir de agora o governo federal será demandado pela sociedade e pelos governadores”, comentou.
O deputado elogiou a escolha de Raul Jungmann para o novo ministério. Em sua avaliação, o ministro “sai na frente” porque já domina o tema. Maia disse que na reunião mais cedo com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, foi discutida a finalização do projeto que trata do Sistema Integrado de Segurança Pública. De acordo com Maia, a ideia é votar o tema na próxima semana.