78 views 2 mins

Maia busca apoio do PSD para sua reeleição

em Destaques
quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, jantou na quarta-feira (11), com o ex-senador Jorge Bornhausen (PSD-SC) em busca de apoio para sua reeleição ao comando da Casa.

O encontro aconteceu em Florianópolis, onde o parlamentar fluminense está em campanha. Antes de ajudar a criar o PSD, Bornhausen foi filiado ao DEM. Foi graças à articulação do ex-senador catarinense que Maia foi escolhido como primeiro presidente do partido, em 2007, quando a legenda foi criada.
Para o atual presidente da Câmara, o apoio de Bornhausen é importante para consolidar os votos da bancada do PSD. A legenda tem o deputado Rogério Rosso (DF) como candidato, mas integrantes da cúpula da sigla admitem que a candidatura do correligionário dificilmente deslanchará e ele acabará desistindo da disputa. No PSD, Maia já conta com apoio informal do ministro Gilberto Kassab, presidente licenciado da sigla. Kassab prometeu ao deputado do DEM que, assim que Rosso desistir oficialmente da candidatura, anunciará publicamente apoio à reeleição dele.
De Santa Catarina, o presidente da Câmara deve retornar a Brasília. A previsão é de que só volte a viajar em campanha na próxima segunda-feira (16), quando deve estar em São Paulo, para reunião com o governador Geraldo Alckmin e com deputados do Estado. No próximo dia 20, Maia vai a Fortaleza, onde almoçará com a bancada cearense em um hotel e se encontrar com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) (AE).