82 views 48 secs

Maia apoia criação de Ministério da Segurança

em Destaques
terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é favorável à criação do Ministério da Segurança Pública, mas avalia que essa articulação deve ser desvinculada das negociações políticas.

Na cadeira de presidente interino da República desde segunda-feira à tarde, Maia defendeu a ideia do ministério para que o assunto seja tratado de forma “menos emergencial e mais rotineira”.
Candidato à reeleição na Câmara, o deputado nega que o apoio à formação de um Ministério da Segurança Pública esteja ligado à campanha, uma vez que Rogério Rosso (PSD-DF), seu adversário na disputa pelo comando da Casa, também pregou a criação da pasta. “É um tiro no pé tratar esse tema como discussão política, partidária e eleitoral”, disse Maia à reportagem. “O DEM, por exemplo, defende esse ministério desde 2007”.
Antes de viajar para Portugal, na tarde desta segunda-feira, 9, o presidente Michel Temer afirmou que via com simpatia a ideia de debater a segurança pública com a Frente Parlamentar. “Pode ser um ministério ou uma secretaria com mais poder. O que não se pode é responsabilizar o presidente pela crise no sistema penitenciário”, argumentou. “Agora, há um estrangulamento financeiro dos Estados que tem de ser pensado de forma coletiva” (AE).