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Logística e Black Friday: 4 práticas para aprimorar a experiência do cliente

em Destaques
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Segundo pesquisa da Confi.Neotrust, o faturamento da Black Friday deste ano deve crescer 9,1% em relação ao ano passado, o que significa um total de R$ 9,3 bilhões em vendas. Atender a essa demanda crescente traz desafios logísticos que cada vez mais empresas precisam encarar. Por outro lado, também surge nesse período a oportunidade de se destacar da concorrência e conquistar o público com uma entrega de alta qualidade.

Ainda há tempo de se preparar para o intenso fluxo logístico que acontecerá na Black Friday, nesta sexta-feira (29). Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, ressalta que o planejamento é essencial: “O volume de pedidos pode ser assustador, mas com um bom preparo, é possível alcançar as expectativas dos clientes e evitar dores de cabeça”.

O especialista indica quatro das principais práticas que podem ser implementadas tanto em e-commerces quanto em lojas físicas.

1- Controle de estoque – Um estoque organizado significa poucas filas e pouco atraso na entrega. Existem duas maneiras de analisar o estoque e planejar o que será feito na Black Friday. O primeiro é através de um software, geralmente chamado de WMS (warehouse management system, ou sistema de gerenciamento de armazéns).

A segunda opção é o inventário físico. Conferir todas as mercadorias é um trabalho complexo, mas muitas vezes necessário. Se for o caso de fazer um inventário presencialmente, recomendo aproveitar a situação para registrar os produtos em um WMS e começar a usá-lo, porque é algo importante para o ano todo.

2- Opções de frete e prazo – Quando a empresa possui mais de uma opção de transportadora, é possível oferecer alternativas de frete e prazo. Assim, quem não está com tanta pressa de receber o produto, pode optar por um prazo maior e frete menor, o que vai conter o acúmulo de entregas imediatas. Isso reduz as chances de problemas nos dias seguintes à Black Friday, e de quebra o consumidor fica feliz por ter tido mais de uma escolha na hora da compra.

3- Ship From Store – Uma modalidade que tem ganhado destaque no mercado logístico nacional é o SFS, ou Ship From Store. Nesse modelo, as lojas físicas atuam como centros de distribuição, permitindo que o cliente faça uma compra online e receba em poucas horas, pois o produto será enviado a partir da loja mais próxima.

Esse formato permite uma estratégia logística única para cada empresa, seja um e-commerce que conta com apenas uma loja física ou uma rede nacional. E, quando há opção de retirada em loja, ainda pode aumentar as vendas locais.

4- Logística reversa – Dedicar atenção especial para as possíveis devoluções pós-Black Friday é altamente importante, segundo Guilherme. O consumidor tem direito a devolver qualquer produto comprado em e-commerce até sete dias após recebê-lo, e todo o custo desse processo fica por conta do vendedor.

É essencial que a empresa já tenha definido como vai realizar a coleta do produto, que pode ser no mesmo local que ele foi entregue ou em pontos de coleta. Também é necessário que tudo esteja claro para o cliente na hora da compra, na política de troca e devolução.

Todas essas opções podem ser aplicadas simultaneamente e ajudam o consumidor a se sentir confortável durante a jornada de compra, confiando no negócio e sentindo que possui poder de escolha. “Cuidar bem da logística da Black Friday não apenas garante o sucesso da data, mas também sustenta a imagem da marca e a fidelização do cliente mais tarde”, conclui Juliani. – Fonte e mais informações: (https://www.grupomove3.com.br/).