95 views 49 secs

Limite de gastos reduzirá crescimento da dívida

em Destaques
segunda-feira, 27 de junho de 2016

O diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Tony Volpon, defendeu ontem (27), em reunião com investidores em Nova York, a proposta do governo de criar regras de limite de gastos.

De acordo com apresentação divulgada pelo BC, o crescimento da dívida do país será menor com as medidas de controle de gastos.
Na simulação feita pelo diretor, a dívida bruta (contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais) subiria de 66,5% do PIB, registrados em 2015, para 78,5% em 2020. Se forem mantidas as regras fiscais atuais, a dívida bruta chegará a 86,5% do PIB em 2020.
No último dia 15, o governo apresentou a parlamentares uma proposta que limita o aumento do gasto público à variação da inflação. A proposta é que a fixação do teto para os gastos tenha validade por 20 anos, a partir de 2017. Pela medida, os gastos públicos totais serão reajustados com base na inflação oficial do ano anterior.
Segundo a proposta, no primeiro ano de vigência, o limite dos gastos totais equivalerá à despesa paga no ano anterior corrigida pela inflação daquele ano. Para fazer a simulação, Volpon também considerou a proposta do governo de devolver R$ 100 bilhões de ativos do BNDES ao Tesouro Nacional (ABr).