92 views 2 mins

Líder do PSD defende candidatura de Maia em caso de eleição indireta

em Destaques
quinta-feira, 25 de maio de 2017

À frente da quinta maior bancada da Câmara, o líder do PSD, deputado Marcos Montes (MG), defendeu ontem (25), o nome do presidente da Casa, Rodrigo Maia, como candidato à Presidência da República em eventual eleição indireta, caso o presidente Michel Temer seja cassado ou renuncie.

Maia é alvo de inquérito no STF no contexto da Operação Lava Jato.
Para o parlamentar mineiro, um eventual substituto de Temer tem de sair do Parlamento. “Minha tese é que, se por ventura houver eleição indireta, o Congresso tem bons nomes, e o do Rodrigo Maia aparece com destaque, pelo bom trabalho que vem fazendo e por ter trânsito em todas as alas partidárias”, disse.
Com uma bancada de 37 deputados e cinco senadores, o PSD comanda hoje o Ministério da Ciência e Tecnologia. O cargo é ocupado pelo presidente licenciado da legenda, ministro Gilberto Kassab. O político paulista já foi do DEM de Maia, antes de fundar o PSD em março de 2011.
Montes foi o primeiro líder de um grande partido da base a declarar publicamente apoio a uma candidatura de Maia.
Ele se soma a lideranças de outras legendas médias e nanicas que defendem publicamente ou nos bastidores a candidatura de Maia. Até o momento, já se declararam apoio público lideranças do Solidariedade, cuja bancada tem 14 deputados, e dos nanicos PEN e PTdoB. Nos bastidores, Maia tem entusiastas no PTN, PPS, PSB, DEM e PP.
Defensores do nome de Maia elencam pelo menos três fatores que favorecem a candidatura dele a presidente da República. O primeiro é a boa relação com a oposição, que o apoiou nas duas eleições para o comando da Câmara. Deputados do PT e PCdoB falam que o foco será a defesa de eleições diretas, mas, em reservado, admitem apoio. Outro fator seria o apoio de Maia dentro da própria base. Aliados lembram que o parlamentar fluminense foi reeleito em fevereiro no primeiro turno da disputa pela presidência da Câmara (AE).