66 views 2 mins

Julho de 2019 foi o mês mais quente da história, diz ONU

em Destaques
sexta-feira, 02 de agosto de 2019

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu na sexta-feira (2) uma mobilização mundial para reduzir as emissões de gases do efeito estufa após o mês de julho de 2019, possivelmente, ter sido o mais quente da história, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

“De acordo com os dados mais recentes da OMM e de seu centro de clima, julho igualou se não superou o mês mais quente já registrado na história. Isso ocorre após o registro do junho mais quente já registrado”, disse o português. Segundo Guterres, os últimos cinco anos, entre 2015 e 2019, estão no caminho de serem considerados os mais quentes já registrados.
Dados revelados pela OMM informaram que, neste ano, em particular, ocorreram picos de calor em várias cidades ao redor do mundo, como Nova Délhi, na Índia; Anchorage, no Alaska; Santiago, no Chile; Adelaide, na Austrália; Paris, na França; e até no Círculo Ártico.
“Precisamos reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 45% até 2030. Precisamos atingir a neutralidade de carbono até 2050. E precisamos levar em conta os riscos da mudança climática em todas as decisões para impulsionar o crescimento resiliente, reduzir a vulnerabilidade e evitar investimentos que possam causar mais danos”, acrescentou.
O anúncio realizado pelo secretário-geral da ONU ocorre pouco mais de um mês de uma cúpula do clima, que será realizada no dia 23 de setembro, em Nova York. Na ocasião, dois dias antes, também haverá uma cúpula de jovens sobre o assunto, com a participação da ativista sueca Greta Thunberg (ANSA).