64 views 2 mins

Judiciário e Congresso ‘têm sido alvo’ de fake news

em Destaques
sexta-feira, 30 de agosto de 2019

“Elas vêm para dividir, não para construir. E colocam em risco, hoje, valores democráticos”, ressaltou, ao discursar no Sindicato dos Metalúrgicos SP. “Isso acontece contra as instituições, como Parlamento, e contra Supremo, que garante os direitos de todo mundo”, acrescentou, ao falar sobre a difusão de notícias falsas.
Outro alvo das mentiras é, segundo o presidente do STF, a Justiça do Trabalho. “Se mentem que a Justiça é cara, que não serve para nada, o que querem fazer? Querem fazer com que você não acredite. Mas, na hora em que você for demitido, quem vai garantir os seus direitos?”, enfatizou. “Tenho viajado o Brasil e visitado todos os tribunais regionais do Trabalho e constatado que a existência da Justiça do Trabalho é especialmente importante para garantir os direitos de todos nós”, destacou.
Ao citar a filósofa Hannah Arendt, afirmou que o objetivo da disseminação de informações falsas é causar o descrédito generalizado na sociedade. “A desinformação retira a capacidade de discernir o real e o irreal, gerando o ambiente crescente de desconfiança, desânimo e descrença”, disse. Para combater o problema, defendeu que haja uma educação específica sobre o uso das novas tecnologias. “A principal ferramenta de enfrentamento das notícias falsas é a educação da sociedade para o uso consciente e positivo da tecnologia da informação”, disse.
Lembrou ainda que a Corte lançou, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas. As informações sob suspeita relativas ao Judiciário são checadas por jornalistas dos sites Aos Fatos, Boatos.Org, Conjur, Jota, Migalhas e UOL-Confere (ABr).