83 views 2 mins

Jucá: prisão de Geddel ‘não impacta’ governo federal

em Destaques
terça-feira, 04 de julho de 2017

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou ontem (4) que a prisão do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, não impacta o governo de Michel Temer.

Ele lamentou a prisão preventiva por considerá-lo um amigo e defendeu que a prisão ‘deve ser sempre o último recurso de uma ação judicial’. “Eu não conheço o processo, não posso opinar, mas de todo jeito a gente sente essa decisão. Agora, isso não impacta o governo, o governo está governando, o ministro já não era ministro há muito tempo”, disse.
Jucá ressaltou que o governo continua trabalhando e tem obtido resultados positivos. Ele citou o aumento da produção da indústria em 0,8% no mês de maio. “Apesar das flechadas, apesar dos ataques, apesar dos problemas, da crise política fabricada ou não, o governo está focado em melhorar a vida dos brasileiros e nós vamos fazer isso”, declarou. Geddel foi preso em Salvador por tentar, de acordo com a PF, obstruir a investigação de supostas irregularidades na liberação de recursos da Caixa.
Ao decretar sua prisão preventiva, o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal no DF, autorizou a busca e apreensão de aparelhos celulares do investigado e a quebra do sigilo telefônico dos aparelhos apreendidos. O objetivo foi o de buscar elementos para comprovar os contatos de Geddel com a esposa do doleiro Funaro, preso na Operação Lava Jato.
A defesa de Geddel definiu como “absolutamente desnecessário” o decreto de prisão preventiva do político. O advogado Gamil Föppel disse que há “ausência de relevantes informações” para basear a decisão e definiu como “erro” da Justiça Federal a autorização para a prisão (ABr).