72 views 2 mins

Jucá: MDB está preparado para ‘sair sozinho’ na eleição

em Destaques
sexta-feira, 20 de julho de 2018

O presidente do MDB, Romero Jucá (RR), disse na sexta-feira (20), que o partido está preparado para “sair sozinho” na campanha ao Palácio do Planalto. O senador tentou minimizar o apoio do Centrão ao presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, sob o argumento de que essa adesão já era esperada, e reafirmou a candidatura de Henrique Meirelles pelo MDB.

“Temos tempo de TV suficiente no horário eleitoral e capilaridade nos Estados. Estamos preparados para sair sozinhos e não vejo qualquer problema nisso”, argumentou Jucá. Embora Meirelles não tenha conseguido fechar qualquer aliança até agora, o presidente do MDB negou que ele esteja isolado na campanha. “Está todo mundo conversando com todo mundo. Até o fim do mês muita água pode rolar.”

O bloco formado por DEM, PP, Solidariedade e PRB, conhecido como Centrão, decidiu apoiar Alckmin na quinta-feira (19). A reviravolta de última hora ocorreu depois que o PR – chefiado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no processo do mensalão – se juntou ao grupo. Até então, a tendência do bloco era apoiar o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes.

“É natural o apoio desse grupo a Alckmin. Ir para o Ciro é que não seria natural”, afirmou Jucá, em referência à divergência ideológica entre o Centrão e o pré-candidato do PDT. Pelo acordo, o vice “arranjado” para o tucano seria o empresário Josué Gomes da Silva, filiado ao PR e filho do vice-presidente José Alencar, morto em 2011. Antes de o Centrão recuar no apoio a Ciro para fechar com Alckmin, Meirelles tentou atrair legendas do bloco para sua campanha (AE).