91 views 2 mins

Itália elege primeiro senador negro do país

em Destaques
terça-feira, 06 de março de 2018

As eleições legislativas da Itália não só marcaram a vitória da extrema direita, como também entraram para a história ao eleger o primeiro senador negro do país.

Aos 62 anos, Toni Iwobi é de origem nigeriana e é membro do partido ultracionalista Liga Norte, liderado por Matteo Salvini, há mais de duas décadas. O empresário do ramo de tecnologia da informação é vereador na cidade de Spirano, na província de Bergamo, desde 1993.
“Eu pertenço à pátria, mas também aos territórios que me elegeram”, ressaltou Iwobi ao ser eleito. Responsável pelas políticas imigração na Liga, o novo senador está entusiasmado com o resultado das eleições, que vieram depois de “tantos anos de trabalho”. No entanto, sua militância no Liga Norte tem sido alvo de polêmica e controvérsia na imprensa italiana, já que o partido é o principal defensor da expulsão de todos os imigrantes clandestinos do país.
Questionado se Salvini é racista, Iwobi respondeu: “Está escrito em algum lugar que uma pessoa negra não pode votar? A Itália é um país democrático ou não? Sim, e, portanto, tenho o direito de pertencer à área política que quero”. Para ele, seu partido tem o objetivo de proteger os refugiados em situação regular, principalmente pelo alto número de imigrantes que há na Lombardia, pois 40% deles sofreram os efeitos “mais dolorosos da crise” (ANSA).