70 views 5 mins

Invista nos planos para sua carreira e vida pessoal

em Destaques
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Jessica Araujo (*)

Sabemos que não existe mágica para conseguir o emprego dos sonhos, mas existem pequenas atitudes que podem ser tomadas para que seus objetivos sejam alcançados no futuro. Talvez não seja fácil no início, pois analisar nosso próprio comportamento requer muito foco e clareza. Pare para pensar e pergunte a si mesmo o que lhe move de verdade. Relembre os momentos que fizeram você se sentir mais vivo, motivado e, principalmente, feliz.

Pense no que faz sentido para você e esteja consciente de sua situação atual para estabelecer seu plano de carreira. Afinal de contas, o que significa e quais são os benefícios de traçar um plano de carreira? Com o planejamento, é possível antecipar, prever e executar tarefas de forma eficiente. Entender essa essência é fundamental para compreender o processo de construção da sua carreira, pois quando você planeja algo, você está preparado para se beneficiar das oportunidades e precavido para eventuais dificuldades que sempre acabam surgindo durante o caminho.

Além disso, garante a você viabilização de novas alternativas, autoconhecimento, aumento de produtividade e reflexão sobre a sua vida. O primeiro passo é analisar o seu cenário atual com o objetivo de organizar sua vida futuramente; você gosta da empresa que trabalha hoje? Quer aprender uma nova função? Quais suas expectativas, tanto de vida, quanto de carreira, para os próximos anos? Muitas pessoas, hoje, vivem um momento de recomeço, aprendizado e transição de carreira.

Mas há uma meta que todos desejam alcançar, independente da área de atuação: ser reconhecido, melhorar na profissão ou conseguir um emprego. Por isso, é preciso adotar hábitos e atitudes para uma virada na carreira. O ritmo de vida atualmente torna-se exaustivo. Conciliar tarefas no âmbito corporativo e pessoal exige muito esforço físico e mental, gerando um nível de estresse considerável que reflete até mesmo em sua produtividade.

Diante disto, observamos muitas empresas buscando pessoas com foco em sua saúde e bem-estar como, por exemplo, saber se o colaborador pratica atividade física, meditação e também se está tendo sua hora de descanso de forma adequada. Mesmo que os benefícios das ações simples, como dormir bem, sejam até óbvios, nem todos conseguem adotar essas práticas. Na teoria parece fácil, não é mesmo?

Mas alguns destes hábitos podem demandar tempo e dinheiro para o colaborador, e é pensando nisto que grande parte das empresas tem se preocupado em oferecer aos seus colaboradores benefícios voltados à qualidade de vida para que, desta forma, tenham uma organização mais saudável e mais produtiva. Empresas como a Millenium Transportes já investem nesse tipo de prática e entende que cuidar do bem-estar dos funcionários é uma tendência crescente na gestão de recursos humanos e também ajudam a evitar problemas futuros.

Cada vez mais, estas tendências estão voltadas para valorização do “capital humano”, termo bastante utilizado nos últimos tempos, que se refere aos aspectos da performance de cada colaborador da empresa, ou seja, conhecimento, habilidades, experiências adquiridas, valores e demais pontos intangíveis, que constituem a formação profissional e ética de cada um.

Avalie o seus resultados e desempenhos, seja criterioso com você. Se você fosse dono da empresa, ou estivesse no lugar de seu líder, concederia a você um aumento de salário ou uma promoção? Atitudes comportamentais simples e transparentes moldam nosso perfil e mostram nossas verdadeiras personalidades. Acredite, isso conta muito.

(*) – É responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Millenium Transportes.