83 views 2 mins

Investigação de loterias está na pauta da Comissão de Transparência

em Destaques
sexta-feira, 04 de março de 2016

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) está requerendo na Comissão de Transparência e Governança Pública informações ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, sobre a administração das loterias por parte da Caixa.

O requerimento é um dos itens na pauta da reunião agendada para terça-feira (8). Bauer quer a relação dos vencedores de todas as loterias cujo valor tenha sido superior a R$ 1 milhão por prêmio nos últimos oito anos.
Ele também solicita a relação dos ganhadores de mais de um prêmio, por tipo de loteria, qualquer que tenha sido o valor, durante o mesmo período. As informações devem conter o número do CPF e do concurso, a data do sorteio, do pagamento, o valor do prêmio e a localidade em que foi feita a aposta. Na justificativa, o senador argumenta que dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicam que há pessoas que já ganharam inúmeras vezes na Mega-Sena, o que levanta suspeita sobre o uso da loteria para a lavagem de dinheiro.
“Recai não sobre os maiores prêmios, mas sobre os de menor monta, exatamente por não chamarem a atenção”, afirma Bauer. O senador também cita o concurso 1764 da Mega-Sena, realizado em 25 de novembro de 2015, que pagou um prêmio superior a R$ 205 milhões. “Há denúncias de que houve a divulgação no site da Caixa, logo após o sorteio, de que não havia ganhador. Mas no momento seguinte o mesmo sítio anunciava, sim, a existência de ganhador. Isso voltou a trazer especulações sobre fraudes e irregularidades nas loterias”, lembrou o senador (Ag.Senado).