82 views 2 mins

Intenção de investir para pequenos tem menor nível em 12 meses

em Destaques
quinta-feira, 19 de maio de 2016

A intenção de investir dos micro e pequenos empresários do setor de serviços e comércio caiu em abril para o menor nível em 12 meses – pior resultado da série histórica iniciada em maio do ano passado pela pesquisa realizada pelo SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

De acordo com os Indicadores de Demanda por Crédito (IDCI-MPE), a intenção caiu de 28,45 pontos em março para 19,96 pontos em abril – quanto mais próximo de 100, maior é a disposição em investir. No total, apenas 13% dos micro e pequenos empresários entrevistados estão interessados em promover investimentos.
Entre eles, 74% apontaram que usarão o dinheiro do próprio bolso e 21,2% irão recorrer a empréstimos em bancos e financeiras. “Sem boas perspectivas com os rumos da economia, os empresários estão reticentes para assumir compromissos financeiros de longo prazo, já que os juros estão elevados e a demanda do consumidor segue diminuindo por conta da renda mais baixa e aumento do desemprego”, explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
No item que apura a demanda por crédito para os próximos 90 dias, o indicador caiu de 14,69 pontos em março para 11,68 pontos em abril, figurando como o pior resultado desde setembro, quando estava em 11,11 pontos. Dentro do grupo de empresários que não pretendem investir, 40,2% afirmaram que estão inseguros com as condições econômicas do País e, por isso, não planejam fazer investimento na empresa que necessite de financiamento (AE).