69 views 7 mins

Informação: ouro puro para o setor de logística

em Destaques
segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Márcio Arbex (*)

Não importa o quão tradicional seja uma empresa, ela sempre poderá reinventar seu negócio para melhorar a competividade na economia digital. Um setor que precisa urgentemente reinventar a experiência do cliente é o de logística. Parte dessa transformação é apoiada na digitalização e, portanto, não é segredo dizer que quem digitalizar seu negócio primeiro assumirá a dianteira no mercado.

Outros segmentos têm experimentado isso nos últimos anos, como o bancário, indústria, turismo, hotelaria e saúde. Agora, cabe ao setor de logística promover sua transformação digital. No contexto atual da pandemia do COVID-19, as empresas de logística precisam reduzir os gastos a partir de uma visão em tempo real de sua cadeia de suprimentos.

. Dados confiáveis e relevantes – Ter dados confiáveis e relevantes é fundamental no mercado de logística. Isso inclui o ecossistema de fornecedores, estoques, transportadores e, obviamente, informações de rastreamento – ou seja, dados para saber exatamente quando o produto sai da fábrica e seu caminho até ser entregue. Isso é ouro puro para os profissionais de logística.

É crucial ter acesso aos dados históricos desses processos para identificar modelos e prever o comportamento e tendências do mercado.

. Análise completa do ecossistema logístico – Com um software eficiente, é possível fazer a segmentação de clientes, gerar uma pontuação de propensão de compra e fazer uma análise completa do ecossistema logístico de cada empresa.
Ao mesmo tempo, essa solução possibilita a comunicação com o cliente em tempo real e de forma personalizada, criando uma experiência única para os clientes, por meio de dados históricos e seus padrões atuais.

Os dispositivos móveis têm papel fundamental dentro desse ambiente de inteligência de negócios. Eles permitem que a jornada de distribuição gire em torno da tecnologia mobile, desde a fase de pesquisa de pré-venda até a coordenação de compras e pós-venda. As vendas no mobile e-commerce deverão aumentar consideravelmente nos próximos dois anos.

. Assuma a liderança em inovação e transforme a organização – Por meio da tecnologia, é possível conectar toda a empresa, do planejamento e da cadeia de suprimentos aos canais omnichannel e atendimento ao cliente. Na nova cultura de negócios, a inovação é fundamental para chegar ao topo do mercado, o que necessariamente envolve tecnologia digital e nuvem eficiente. Além disso, usando dados históricos e realizando análises preditivas, os cientistas de dados podem criar modelos para detectar riscos e fraudes.

A modificação de dados pode ser detectada e evitada, além de oferecer proteção com uma combinação de funções avançadas de análises e gerenciamento de API.

Um dado interessante é que as principais empresas digitais conseguem quintuplicar o crescimento de receita, ter lucro operacional oito vezes maior e obter o dobro do valor para os acionistas do que as empresas que estão atrasadas digitalmente.

. Tecnologia, uma grande aliada – Isso se deve à capacidade de oferecer experiências atrativas aos clientes, criar produtos digitais inovadores e conectados, além de atualizar regularmente as operações. Hoje, liderar digitalmente é sinônimo de conseguir os melhores negócios.

A reinvenção, no entanto, pode não ser fácil de ser aplicada e muitas empresas podem testemunhar sobre isso. A verdade é que o setor de logística sabe que não pode ficar para trás e essa tecnologia é uma grande aliada, sobretudo nesse momento de reabertura de economias, o que exigirá uma nova visão do mercado.

. Uma história de sucesso – A PostNL é uma grande empresa de serviço postal, encomendas e comércio eletrônico, que se estabeleceu como o maior provedor de logística no norte da Europa, especialmente na Holanda. A empresa precisava responder ao feedback diário dos clientes e identificar áreas com oportunidades de melhoria, além de desenvolver novos serviços para expandir o core de seus negócios.

Dentro desse cenário, escolheu a TIBCO como parceiro de negócios para fornecer uma arquitetura nativa de nuvem para competir em todos os níveis na economia digital. Hoje, esse líder de logística conseguiu digitalizar seus processos manuais, criar recursos e atender à crescente demanda de comércio eletrônico de clientes como a Amazon.

. Uma reinvenção com resultados surpreendentes – A PostNL conseguiu desempenhar suas funções 300% mais rápido, além de evitar períodos de inatividade, obtendo uma vantagem competitiva para responder imediatamente às necessidades dos clientes.

Em suma, se reinventou para focar na redução de custos, criação de serviços e na melhoria da satisfação do cliente. Isso mostra que não importa o quão tradicional é uma empresa ou o setor em que atua, ela sempre pode reinventar seu negócio para competir melhor no mercado digital.

(*) – É diretor de Pré-Vendas para a América Latina da TIBCO, líder global em dados corporativos.