68 views 2 mins

Inclusão de estados na reforma ‘depende’ de apoio do Nordeste

em Destaques
terça-feira, 02 de julho de 2019

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (2), na Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara, que para incluir estados e municípios na reforma, é preciso que os governadores do Nordeste e de esquerda votem a favor, mesmo que isso gere desgastes com suas bases de apoio.

“Os governadores, em especial os do Nordeste e de esquerda, têm que votar favorável.
Eles queriam que fosse aprovada a reforma com voto contrário deles para eles não terem desgaste. Agora, há um sentimento dentro do parlamento e fora também de que temos que mudar. Se não mudar, o Brasil vai ter mais problemas econômicos pela frente do que já temos no momento”, disse. Nos últimos dias tem ocorrido negociações entre equipe econômica, líderes partidários e governadores para uma possível reinclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, ainda na comissão especial que trata do tema.
Pelo projeto enviado pelo governo federal, a proposta da reforma da Previdência valeria automaticamente para servidores dos estados e dos municípios, sem necessidade de aprovação pelos legislativos locais, mas esse ponto foi retirado do parecer do relator. Sobre reivindicações de militares em relação a regras diferenciadas de aposentadoria, Bolsonaro disse que isso está em negociação e que todo mundo vai ter sua cota de sacrifício.
Sobre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, permanecer no cargo, Bolsonaro respondeu que é preciso haver uma acusação formal contra ele para que se tome alguma providência. “Tem que ter acusação grave, acusação com substância. Por enquanto não tem nada contra ele”, disse (ABr).