87 views 2 mins

Incêndio na Chapada dos Veadeiros controlado

em Destaques
quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Os focos de incêndio no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, estão prestes a ser controlados, anunciou ontem (25) o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, que assumiu a pasta com a exoneração do ministro Sarney Filho, que reassumiu o mandato de deputado federal (PV-MA) para participar da votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

“As linhas de incêndio já estão sendo controladas. As condições climáticas estão nos permitindo atuar também à noite, ou seja, 24 horas por dia”, afirmou Cruz. Uma das três linhas de incêndio enfrentadas na região do parque nacional já tinha sido completamente debelada na manhã de ontem. Uma segunda frente de trabalho estava prestes a apagar totalmente as chamas da segunda linha, ao mesmo tempo que procura evitar que as brasas e o calor deem início a novos focos de incêndio.
“Estamos centrando esforços para conseguir conter o incêndio na terceira linha, que fica fora dos limites do parque nacional”, explicou Cruz, garantindo que toda a estrutura montada para enfrentar um dos maiores incêndios que já atingiram a unidade de conservação desde a sua criação, em 1961, será mantida até que todo o fogo tenha sido apagado nas redondezas do parque. O combate ao fogo estende-se pelo Vale do Rio São Miguel.
Cerca de 200 brigadistas e bombeiros se revezam noite e dia. Ainda assim, as autoridades ambientais calculavam que mais de 60 mil hectares de vegetação já tinham sido consumidas pelas chamas. Além da morte de animais, isso significa que aproximadamente 25% dos 240 mil hectares totais do parque foram atingidos. Um hectare corresponde às medidas de um campo de futebol oficial (ABr).