94 views 39 secs

Impostômetro atinge a marca dos R$ 800 bilhões

em Destaques
terça-feira, 09 de maio de 2017

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo chega à marca de R$ 800 bilhões hoje (10), às 14h30.

O valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pela população brasileira desde o primeiro dia do ano. Em 2016, esse mesmo montante foi arrecadado somente em 24 de maio, ou seja, 14 dias mais tarde.
“Vê-se claramente que o governo está arrecadando mais, pelo menos nominalmente, sem descontar a inflação. O ritmo do dinheiro que entra nos cofres públicos está cada vez mais rápido. Isso é um bom sinal, mas o Banco Central precisa continuar derrubando os juros de forma agressiva para trazer de volta o crescimento”, diz Alencar Burti, presidente da Associal Comercial.
No portal (www.impostometro.com.br) é possível visualizar os valores arrecadados em todos os estados e municípios, e também por período e categoria (produção, circulação, renda, propriedade). O painel foi implantado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da Associação Comercial de São Paulo, na Rua Boa Vista, centro.