109 views 41 secs

Haddad vai recorrer da liberação do foie gras

em Destaques
quarta-feira, 15 de julho de 2015

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que deve recorrer da decisão judicial que permite a produção e comercialização de foie gras, o fígado gordo de pato ou ganso.

Em defesa dos animais, o projeto que proíbe o comércio da iguaria francesa, de autoria do vereador Laércio Benko (PHS), foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito no dia 25 de junho. No entanto, o TJ-SP resolveu suspender temporariamente a determinação, acatando um pedido da Associação Nacional de Restaurantes.
Questionado se iria recorrer da decisão da Justiça, Haddad respondeu: “Em geral, a administração pública defende uma lei aprovada e sancionada. É quase um rito protocolar”. Apesar de ser um confesso admirador do foie gras, Haddad afirma ter se “sensibilizado” com a causa.
“Eu tive tempo de estudar a matéria e julguei que a produção envolvia maus-tratos. Isso é incompatível em muitos países modernos com a maneira sustentável de viver”, justificou Haddad. Para embasar seu argumento, o prefeito também citou experiências internacionais, como nos Estados Unidos, na Europa e Austrália, onde o foie gras é proibido. “Não é uma novidade do Brasil”, disse (AE).