78 views 55 secs

Governo espera queda do PIB inferior a 3,3%

em Destaques
quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou ontem (11), no Rio, que a expectativa do governo é de que o PIB brasileiro tenha neste ano queda inferior à de 3,3% prevista pelo FMI.

Em abril, a previsão da entidade era de queda de 3,8%. Pereira deu as declarações durante evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Para ele, a conclusão do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, será fundamental para a retomada da economia brasileira.
Pereira classificou a crise brasileira de “crise baseada na queda de confiança”, pois a gestão da presidente Dilma tomou ‘decisões equivocadas no âmbito econômico e internacional’, e que a recessão econômica decorreu de uma “política equivocada do governo afastado”.
O ministro afirmou que os Estados Unidos, os membros da UE e os países sul-americanos são as nações que o Brasil “tem maior empenho para comercializar”. E que durante a reunião do G-20, que aconteceu em Xangai, ele foi questionado sobre a situação política do País. “A pergunta mais recorrente era ‘como está o processo de impeachment? Há possibilidade dela (Dilma) voltar? Então em setembro nós conversamos’”, narrou. Segundo Pereira, todos os representantes de países com quem conversou demonstraram interesse em negociar com o Brasil, em especial a Espanha (AE).