72 views 2 mins

Governador Alckmin entrega mais dois trens para a CPTM

em Destaques
terça-feira, 26 de setembro de 2017

Ontem (26), o governador Geraldo Alckmin entregou mais dois trens para a CPTM, totalizando 20 composições novas em operação: 16 na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 4 no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz- Guaianases).

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, participaram do evento realizado na Estação da Luz.
As duas novas composições integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35 encomendadas à empresa espanhola CAF e 30 à Hyundai Rotem. A série 9.500, da Hyundai Rotem, prestará serviços na Linha 7-Rubi e a série 8.500, da CAF, terá como destino o Expresso Leste. Com mais essa entrega, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários.
Com 60,5 km de extensão, a Linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, com média de 425 mil usuários transportados por dia útil. O trecho maior, com 39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil. Já a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil usuários/dia útil. Com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil, a Linha 11-Coral é a mais movimentada.
Do total de 50,8 km de extensão, 24,2 km estão na capital e compreendem o trecho de Luz a Guaianases – o chamado Expresso Leste, que transporta em média 500 mil usuários/dia útil. De Guaianases a Estudantes, são 26,6 km, e cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil (AI/CPTM).