84 views 55 secs

Gleisi acusa “oportunismo” de ministros do TCU

em Destaques
segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR) acusou de “oportunismo” dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) na discussão sobre o julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff.

A petista disse que a Corte “nunca se preocupou seriamente” com essas questões e ressaltou estar “demonstrado” que são normais as práticas como a de postergar pagamentos, as chamadas pedaladas fiscais, tendo sido usadas por governos anteriores.
“Só peço o favor a esses senhores, que já foram políticos, que já usaram tribuna e que se manifestam politicamente: parem de dizer que suas razões são técnicas porque, além disso não ser verdadeiro, é feio. É muito feio”, criticou. Gleisi disse que há “vários” ministros engajados no esforço de inviabilizar o mandato da presidente Dilma. Segundo ela, os “ministros políticos”, a maioria do colegiado, são os mais engajados.
Uma decisão desfavorável pela Corte de Contas poderia levar o Congresso a abrir um processo de impeachment contra a presidente. Gleisi criticou lideranças tucanas que, embora não defendam o afastamento de Dilma, começaram a defender a tese de novas eleições imediatas. Para Gleisi, essas propostas não são contra o governo ou contra Dilma, mas sim contra o País. “Não dá para jogar fogo, gasolina na fogueira”, afirmou (AE).