89 views 5 mins

Garanta o crédito consignado fazendo dele um aliado das suas finanças

em Destaques
domingo, 06 de novembro de 2022

Muita gente sonha em empreender, ampliar seu negócio, viajar, liquidar dívidas e até adquirir um bem. Para realizar esses sonhos, uma das possibilidades que o mercado oferece é o crédito consignado. Mas é importante tomar alguns cuidados na hora de contratar o serviço.

A modalidade, considerada a melhor do mercado em função da taxa de juros, tem uma particularidade significativa: o pagamento da parcela ocorre diretamente na folha de pagamento do servidor/pensionista ou no benefício INSS. Ou seja, a parcela mensal é paga sem atrasos, motivo pelo qual as instituições financeiras conseguem manter taxas reduzidas, devido à baixa inadimplência dessa linha de crédito.

Mas, aquilo que serviria como solução para o cliente, pode virar um problema se não acontecer com o devido planejamento e consciência, por isso é importante que o tomador de crédito tenha ciência das informações sobre o que está contratando.
Para evitar esses problemas, Dayanne Husein, CEO da Lev, uma das maiores promotoras de crédito do país, separou algumas dicas preciosas e que não podem deixar de ser conferidas pelo cliente. Confira:

1- O que estou contratando? É um contrato novo? Uma portabilidade? Um cartão de crédito com limite sacado? O cliente deve ficar atento ao produto que está contratando. Examine com cuidado o prazo do contrato, valor de parcela e valor que será liberado em sua conta.

2- Milagres não existem. Fique sempre atento a ofertas milagrosas! Quando a oferta for boa demais, redobre a atenção. Ler as condições contratadas com cuidado, pode acabar com a chance de se arrepender depois.

Caso não tenha entendido alguma informação, mesmo após leitura do contrato, procure quem fez a oferta do crédito para esclarecimentos ou alguém de sua confiança para ajudá-lo. Atualmente a maioria das contratações são feitas de forma digital, via link, no qual deve conter todos os detalhes sobre a contratação.

3- Cuidado com suas informações pessoais. Tenha cautela com abordagens que solicitam a realização de Prova de Vida ou qualquer outro tipo de atualização cadastral alegando a perca do benefício – esse processo não é realizado de forma ativa por consultores (tudo o que se refere ao INSS é feito pelo aplicativo gov.br ou diretamente nas agências do INSS).

4- Sempre desconfie. Nenhuma instituição financeira solicita devolução do crédito ao cliente. Exemplo de como acontece a tentativa de golpe: após contratação de crédito, o cliente recebe ligações ou abordagens pelo WhatsApp e SMS, informando que houve erro na transação e que é necessário efetuar a devolução da quantia por meio de PIX, transferência a terceiros ou boleto bancário.

O cliente não deve realizar nenhum tipo de pagamento, na dúvida, orientamos que entre em contato com o agente de crédito certificado ou atendimento da instituição financeira.

5- O crédito consignado não é vilão. Avalie sua necessidade e se planeje. O crédito é uma ferramenta muito valiosa para colocar planos em prática e realizar sonhos, mas cuidado, ele deve ser uma solução e não um problema. Antes de adquirir um crédito, planeje o valor das parcelas e coloque no orçamento para não ter imprevistos depois.

Atualmente, o crédito já é limitado a 30% da renda. As linhas de crédito consignado também contam com a opção de contratação do Seguro Prestamista, que garante, em caso de imprevistos, a liquidação do saldo do contrato, trazendo mais segurança e benefícios ao cliente. – Fonte e mais informações:
(https://www.levnegocios.com.br/)