145 views 44 secs

Financiamento perde espaço na venda de veículos

em Destaques
sexta-feira, 15 de abril de 2016

O número de automóveis e comerciais leves novos comprados por meio de financiamento alcançou 260.388 unidades no primeiro trimestre de 2016, informou a Cetip, responsável por compilar dados das instituições financeiras que concedem crédito para a aquisição de veículos.

O volume representa 56% de todos os carros vendidos no período nestes dois segmentos, nível inferior aos 60% registrados nos primeiros três meses do ano passado.
A perda de espaço do financiamento no mercado de veículos não significa que o consumidor tem preferido pagar à vista. Como a queda na venda de carros é generalizada, ambos os tipos de pagamento apresentam baixa. Ocorre que a retração do número de financiamentos foi mais intensa no primeiro trimestre de 2016, uma vez que os consumidores que mais procuram crédito para a compra de carros são os de menor renda e, portanto, os mais afetados pela crise econômica.
Com medo de perder o emprego e atrasar o pagamento de dívidas, o consumidor de menor renda tem evitado pedir crédito para fazer compras que serão parceladas em muitos meses. Ao mesmo tempo, os bancos estão mais exigentes na hora de aceitar um pedido de crédito (AE).