73 views 2 mins

Fiat completa 120 anos de história e mira expansão

em Destaques
quarta-feira, 10 de julho de 2019

Em meio a projetos de expansão e para fazer seus primeiros carros elétricos, a montadora italiana Fiat, parte integrante do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), completa 120 anos de história hoje (11).

Fundada por Giovanni Agnelli, membro de uma das famílias mais poderosas da Itália, a Fiat iniciou sua trajetória em 11 de julho de 1889, em Turim.
Seu nome é um acrônimo para “Fábrica Italiana de Automóveis Turim”, e a empresa se tornou o principal grupo automotivo da Itália, com forte presença também no mercado sul-americano, especialmente no Brasil, onde opera desde 1976, com sua instalação em Betim (MG). Para celebrar os 120 anos da montadora, os correios italianos lançaram um selo com uma imagem representando o Fiat 3½ HP, primeiro automóvel lançado pela empresa. Com tiragem de 400 mil exemplares, o selo é válido para encomendas com destino a países da Europa e do Mediterrâneo.
“A história da Fiat é o motor de diversos outros acontecimentos. É uma história que supera as fronteiras do automobilismo para entrar no cotidiano não apenas da Itália, como de todo o mundo”, disse na semana passada o presidente da FCA, John Elkann. A efeméride acontece duas semanas antes do aniversário de um ano da morte de Sergio Marchionne, considerado o responsável por salvar a Fiat da falência, em 2004, e a transformar em um dos principais grupos automotivos do mundo, capaz de comprar a gigante americana Chrysler, em 2009.
A fusão entre as duas empresas foi concluída em outubro de 2014, dando origem à FCA, que tem sede legal em Amsterdã, na Holanda, e base fiscal em Londres, no Reino Unido. O grupo inclui marcas como Alfa Romeo, Dodge, Jeep, Maserati e Ram. Recentemente, a FCA fez uma proposta para se fundir à Renault, mas o projeto esbarrou na indecisão do governo da França (ANSA).