Estratégias para fazer aquisição de usuários com um time pequeno

Somente no Brasil, 96% das pessoas afirmam que já instalaram algum aplicativo no seu smartphone e cerca de 58% fizeram compras in-app, de acordo com relatório de Uso de Apps no Brasil feito pela Mobile Time e Opinion Box.

Mesmo diante desse mercado promissor, muitos desenvolvedores de aplicativos têm uma pequena equipe voltada para a aquisição de usuário (UA), ou até mesmo, uma única pessoa. Para ter sucesso com uma operação reduzida de aquisição de usuários, a Adjust, plataforma global de analytics mobile, indica algumas estratégias abaixo.

  • Aproveitar os pontos fortes de sua equipe, alternando responsabilidades periodicamente para desenvolver habilidades
  • Descobrir padrões no fluxo de trabalho
  • Priorizar os requisitos certos no momento da contratação
  • Tornar o desenvolvimento profissional uma prioridade

“A aquisição de usuários geralmente é feita por pequenas equipes com conhecimentos muito específicos, o que acaba se tornando muito trabalhoso. Mesmo assim, uma ou duas pessoas podem fazer coisas incríveis ao terem a harmonia certa de competências. O truque é descobrir como equilibrar a experiência de cada pessoa e criar um ambiente onde todos estejam constantemente aprendendo coisas novas e aprimorando seu conjunto de habilidades”, explica Larissa Olival, Sales Executive da Adjust.

. Combinar a abordagem “aces in places” com rotação – Se você tem uma equipe pequena, considere dividir o trabalho com base nos pontos fortes. Alguns se referem a isso como o conceito de “aces in places”, um estilo que gestão que preza manter funcionários especializados no mesmo cargo por certo tempo.

Todos terão seus conhecimentos específicos em marketing de aplicativos, portanto, permita que eles se concentrem nessas áreas, como por exemplo, redes de vídeo, canais de mídias sociais, trabalho com agências ou plataformas de demanda.

Um exemplo de sucesso desta abordagem foi a utilizada pela Space Ape Games: cerca de duas vezes por ano, eles alternavam as responsabilidades de compra de propriedade do canal, liderança de criativos, abordagens Otimização na App Store (ASO) e testes gerais.

Essa estratégia ajudou a Space Ape a aperfeiçoar suas experiências de trabalho no dia-a-dia e a aprender uns com os outros. Todos trabalharam dentro de seu ponto ideal, mas ao trocar responsabilidades de tempos em tempos, os membros da equipe ganharam conhecimento adicional sobre diferentes aspectos da aquisição de usuários. Ser flexível e aprender no trabalho é fundamental para a filosofia de crescimento contínuo que muitas organizações adotam.

. Descobrir padrões comuns no fluxo de trabalho e aplicá-los em todos os aspectos – Em muitas organizações, membros dedicados da equipe de aquisição de usuários gerenciam canais específicos, mas compartilham as responsabilidades de relatórios de dados, análises e gerenciamento de campanhas.

Em equipes menores – especialmente as ocupadas – compartilhar conhecimento em tempo real é importante para o aprendizado coletivo. Às vezes, os componentes mais importantes para gerenciar o trabalho são descobrir padrões entre várias tarefas e ver como a equipe pode padronizá-los em um modelo em todos ou alguns dos canais. Essa abordagem ajuda a equipe a atuar com mais eficiência em um ambiente de rápida movimentação.

. Ao contratar, priorize os requisitos necessários – Contratar para aquisição de usuários mobile é desafiador, não há dúvidas sobre isso. Não é fácil encontrar candidatos que sejam realmente especializados no setor e tenham experiência relevante. Por isso, é importante considerar fazer uma lista dos principais requisitos.
Isso pode incluir uma paixão por trabalhar com dados e análises, tomar decisões baseadas em dados, interesse por pesquisas criativas e ideias inovadoras e uma tendência natural para tomar iniciativas quando se trata de novos produtos e testes.

Ao divulgar uma vaga de trabalho, você pode querer fazer uma lista de outros conhecimentos ou habilidades do setor que sejam pelo menos relevantes para a aquisição de usuários orientada por dados. Isso pode ser útil para contratar analistas de dados e outras funções.

No final das contas, trazer boas pessoas para a organização se resume a contar com seu networking e recrutadores bem conectados, além de participar de eventos que entusiasmam as pessoas a quererem saber mais sobre a empresa.

. Promover o desenvolvimento profissional – Com uma equipe pequena, é fácil ficar tão envolvido no dia a dia que você perde de vista o quadro geral, principalmente como as carreiras em crescimento promovem a empresa e os indivíduos que trabalham nela.

Aqui está um benefício a ser considerado que não apenas ajudará a contratar novos funcionários, mas também irá melhorar a experiência da equipe que você possui: ofereça um orçamento de treinamento pessoal que permita que cada funcionário faça um curso ou participe de uma conferência de treinamento em algo que aprimore seu conhecimento.

Dos eventos do Pocket Gamer ao Mobile World Congress, há sessões e aulas ao vivo e virtuais que podem ajudar sua equipe de aquisição de usuários a ficar por dentro das últimas tendências e tecnologias para que possam estar no topo das atualizações.

Quando suas habilidades melhoram, eles não apenas ficam mais felizes e confiantes, mas também se tornam mais eficazes no que fazem. Além disso, participar dessas conferências é uma oportunidade de conhecer um novo candidato que pode ajudar a crescer e melhorar ainda mais sua equipe de aquisição de usuários.

Criar e executar estratégias de aquisição de usuários pode ser um desafio com uma equipe pequena. Mas o pequeno pode ser forte e, claro, o crescimento e as receitas do seu aplicativo dependem da conquista contínua de novos usuários de qualidade.
Com estratégias de marketing inteligentes, algumas ideias inovadoras e as pessoas certas (ou a pessoa!), você pode efetivamente expandir seus negócios de aplicativos, mesmo com uma ou duas pessoas – e aumentar sua própria experiência ao mesmo tempo. – Fonte e outras observações: (www.adjust.com).

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