68 views 5 mins

Estilos de profissionais de vendas que não podem faltar em sua equipe

em Destaques
segunda-feira, 23 de maio de 2022

Gerenciar uma equipe de vendas e manter os colaboradores motivados pode ser um desafio para muitos gestores. Cada vendedor tem o seu modo de pensar e agir e é preciso entender essas particularidades para poder definir as estratégias comerciais. Pensando nisso, foi desenvolvido um teste de perfil profissional (Maper) que utiliza a Inteligência Artificial para mapear o estilo de cada vendedor.

Na classificação do Maper, os estilos profissionais dos colaboradores são classificados em cinco diferentes características:

1 – Negociador – Revela habilidade de relacionamento interpessoal, convivendo bem em grupos e estabelece bom relacionamento afetivo, separando relações pessoais de profissionais. É o perfil de profissional que aprecia trabalhar com pessoas e, geralmente, com grande aptidão para negociar.

2 – Inovador – Interesse por atividades em que possa ter liberdade para expressar suas ideias e opiniões. Geralmente, são pessoas mais criativas e inventivas e têm aversão a situações burocráticas. Lidam bem com imprevistos sem se estressar e se adaptam facilmente às novas situações.

3 – Analista – Perfil de análise e planejamento e interessa-se mais por atividades em que possa lidar com detalhes e concentração. Prefere ser orientado, do que liderar e necessita de direcionamento para a execução de suas tarefas, com abordagem mais racional.

4 – Produtor – Apresenta alta produtividade no atingimento de suas metas ou na execução de suas tarefas. Consegue trabalhar bem com prazos e pressão de tempo e aprecia muito atingir bons resultados. É o vendedor que busca conquistar o cliente, sempre disposto a ajudar e a tirar as dúvidas, com foco na experiência do consumidor.

5 – Mobilizador – Revela grande habilidade para obter resultados por meio das pessoas e aprecia gerenciar e mobilizar para atingir metas e objetivos. Estimula e promove o desenvolvimento das equipes sob sua responsabilidade e delega tarefas com facilidade. Tem atuação focada em melhorias e produtividade, sempre buscando um consenso para atender às expectativas do cliente e da empresa.

“Quando o gestor consegue identificar esses estilos, a comunicação interna fica mais fácil e as atividades do dia a dia podem ser direcionadas de acordo com a habilidade de cada um. São cinco estilos profissionais bem distintos, que podem contribuir muito para a evolução da equipe de vendas”, explica Rafael Piepo, gestor de smarketing da Sucesso em Vendas, empresa especializada em consultoria e treinamento de equipes comerciais.

O Maper faz parte do portfólio de soluções da Sucesso em Vendas e foi desenvolvido em conjunto com a psicóloga Maria Lúcia Rodrigues. A ferramenta classifica as características dos colaboradores entre 20 habilidades específicas e é inédita no mercado de gestão e consultoria de vendas.

“O teste fornece dados quantitativos (em gráficos) para que os gestores possam investir no desenvolvimento humano da equipe, por meio de uma abordagem qualitativa. Com base nessas informações, podemos fazer trilhas de capacitação e treinamentos personalizados, com turmas segmentadas, focando nos desafios de cada pessoa”, destaca Piepo.

Outra vantagem do Maper, é que os próprios colaboradores recebem os resultados e fazem uma autoavaliação de suas personalidades. “É importante lembrar que a empresa é feita de pessoas e cada colaborador é único, com suas particularidades e habilidades específicas. Quando se tem um olhar diferenciado sobre as pessoas, conseguimos reduzir a rotatividade de pessoal e aumentar o engajamento e a produtividade da equipe, com as atividades mais alinhadas ao perfil de cada um”, afirma.

Entre as habilidades mapeadas no teste estão capacidade de organização, de planejamento, relações com superiores e em grupo, tomadas de decisão, administração do tempo e potencial criativo, além de outras. O Maper ainda permite classificar os profissionais entre três estilos diferentes de lideranças: líder integral, líder motivador e líder educador. – Fonte e outras informações: (https://sucessoemvendas.com.br/).