62 views 6 mins

Especialista em mídia social dá dicas de como vender mais para mulheres na internet

em Destaques
quinta-feira, 19 de março de 2020

Se você é empreendedor digital, não pode ignorar o potencial das redes sociais para a divulgação e venda de seus produtos. Mas com tanta informação e tantos usuários nesses canais de comunicação é preciso fazer algo diferente para se destacar de seus concorrentes e chamar a atenção de clientes em potencial, em especial se o seu produto está direcionado ao público feminino.

O influencer Tulio Borgias é um especialista em redes sociais e palestrante do mundo corporativo. O consultor revela alguns de seus segredos para que você aumente suas vendas na internet e conquiste o público feminino. Confira:

Saiba usar cada canal de comunicação e cada rede social – É fundamental entender a particularidade de cada rede social para usá-las da melhor forma e agregar na comunicação. O Facebook hoje é a presença da empresa, e propicia a construção de imagem e do relacionamento por meio de interação com os fãs. Já o Instagram mostra o cotidiano do influenciador ou as novidades e campanhas de uma marca por meio de fotos e vídeos curtos, mostrando muitas vezes o que está por trás das cortinas, ou seja, o que o cliente não vê no dia a dia.

O Twitter é melhor utilizado para conteúdos atuais e curtos. É a rede mais dinâmica de todas e um dos melhores canais para acompanhar as tendências do mercado e para onde a atenção dos usuários está direcionada. O Youtube é a rede mais consumida e permite explorar vídeos em diversos formatos como série, entrevistas, manuais de como fazer coisas e algo e mais. O WhatsApp é o canal que aproxima o empreendedor do cliente de forma mais relacional, por isso deve ser usado de forma consciente e não invasiva. É possível convidar clientes de outras redes para terem mais explicações via WhatsApp e deve forma permitir uma negociação mais personalizada.

  1. Crie conteúdo relevante – Com tanta informação disponível online, você precisa diferenciar seu conteúdo para chamar a atenção de sua audiência. Crie um conteúdo que seja relevante para seu consumidor no momento que ele precisa. Isso significa que, ficar o tempo todo apenas tentando fazer vendas provavelmente não será a melhor estratégia. As pessoas procuram por respostas na internet e é claro que nas redes sociais não seria diferente. Então, antes de sair por aí tentando vender seu produto a qualquer custo e para qualquer pessoa, tente conquistar sua audiência.
  2. Invista em sua identidade visual – É muito importante ter uma identidade visual bem definida desde o começo. Assim, quando alguém chegar em suas redes sociais, já saberá logo de cara que se trata de sua marca ou produto. Isso vale também para a estética de sua página: utilize imagens de impacto, bem produzidas e que estejam relacionadas a seu produto.
  3. Estabeleça uma frequência de publicação – As pessoas entram nas redes sociais praticamente todos os dias, então, é claro que elas vão querer ver postagens novas com regularidade, uma boa dica para isso é fazer com antecedência um calendário editorial. Assim, você consegue saber tudo que precisa ser planejado para postar, as redes nas quais seus posts devem sair e as datas de cada publicação. E lembre-se: é possível aproveitar o mesmo conteúdo para mais de uma rede social fazendo apenas algumas mudanças, o que já te ajudará na hora de pensar nas pautas de cada publicação.
  4. Melhore os seus resultados – Não vale só postar, sem
    Propósito, se você não souber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.
  5. Faça campanhas planejadas – Uma estratégia importante para todo negócio online é investir em campanhas em sites como o Google e redes sociais como o Facebook e o Instagram. Mas, se essa campanha não for bem planejada, seu investimento pode ir pelo ralo. Para isso saiba exatamente qual é seu publico alvo, atirar para todos os lados não irá te ajudar, além te fazer com que você perca tempo e dinheiro.
  6. Faça parcerias com influenciadores – Para impulsionar ainda mais suas vendas, você pode fazer parcerias com influenciadores digitais. Um digital influencer é uma pessoa capaz de influenciar o comportamento e a opinião das pessoas por meio dos conteúdos que publica nas redes sociais. Firmando parcerias com esses profissionais, você aumenta o alcance e reconhecimento de sua marca, atingindo segmentos específicos do público que podem se interessar por seus produtos.