O uso de tecnologias emergentes dentro das empresas está crescendo em todo o mundo, mas muitos negócios ainda enfrentam dificuldade para aproveitar seus benefícios. É o que afirma a pesquisa Global CIO Survey 2019, realizada pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação. O estudo, que entrevistou 888 CIOs de diversos países, mostra que 61% dos negócios já estão usando tecnologias de Internet das Coisas (IoT), mas apenas 9% deles estão percebendo as vantagens.
A pesquisa revela que as tecnologias de IoT estão cada vez mais populares nas organizações e seu uso cresceu 15% no último ano. Os resultados também revelam que as organizações utilizam essas tecnologias para melhorar diferentes processos de negócio, sendo os mais comuns a criação de novos produtos ou serviços (26%), aumentar a eficiência operacional (23%) e aprimorar produtos existentes (22%). Os dados mostram ainda que 41% das empresas também usam Inteligência Artificial (AI), o dobro do último estudo (19%).
Além disso, menos de um em cada dez (9%) dos entrevistados acredita que sua organização compreende com eficiência as vantagens das tecnologias de AI, enquanto 38% acredita que a organização não estão obtendo êxito. As áreas em que as empresas veem mais sucesso na aplicação das tecnologias de AI são marketing e vendas (24%), tecnologia da informação (28%), e segurança da informação e compliance (23%).
O CEO da Logicalis, Mark Rogers, afirma que “é ótimo ver tecnologias emergentes como AI e IoT ganhando tanta popularidade. Mas, apesar do crescimento no uso de AI, as empresas ainda estão inseguras sobre os benefícios dela para os negócios. Essas tecnologias têm potencial de diminuir as lacunas entre os dados de consumidores e insights práticos, gerando uma vantagem competitiva forte para as empresas que investem nelas. Por outro lado, as organizações que não abraçarem essas tecnologias e a transformação digital terão muita dificuldade para se manter competitivas no mundo moderno”.
“Contudo, os resultados mostram que as organizações ainda não estão preparadas para compreender e aproveitar totalmente os benefícios oferecidos por tais tecnologias. Navegar no complexo cenário delas pode ser desafiador para o CIO e difícil de gerenciar. O segredo está em desenvolver indicadores de desempenho que limitem o foco e incentivem a ampla participação da empresa. Contar com o apoio de terceiros também pode simplificar o processo de transformação digital e ajudar as organizações a aproveitarem ao máximo as mais modernas tecnologias” (AI/Logicalis no Brasil).