106 views 3 mins

Empresa cinquentenária dá dicas sobre como ter longevidade nos negócios

em Destaques
terça-feira, 26 de setembro de 2023

Menos de 40% das empresas brasileiras conseguem sobreviver após os cinco primeiros anos

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em 2021, mostram que menos de 40% das empresas fundadas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos de atuação. Na contramão desse cenário, empresas tradicionais seguem atuando com as novas tecnologias. Uma dessas empresas é a Vetor Editora, primeira organização a adaptar testes psicológicos para a realidade da população brasileira, com pesquisas e coleta de dados por região, escolaridade e idade.

O CEO Ricardo Mattos, que está a frente da empresa há mais de 11 anos, elencou algumas dicas e alguns dos aprendizados desses anos de atuação que podem auxiliar futuros empreendedores. Veja a seguir:

  1. Seja resiliente
    Todo empreendimento oferece desafios a serem superados e muitos deles vem acompanhado de novas oportunidades de crescimento. “Como somos uma empresa de vanguarda e líder do mercado, o desafio constante sempre será o desenvolvimento do mercado. Podemos citar como exemplo, a migração da avaliação feita em papel para o modelo on-line. Como todo o modelo bem consolidado, a quebra de paradigmas é um processo que exige bastante resiliência”, completa.
  2. Acompanhe as mudanças do mercado e inove quando preciso
    Quando uma empresa cresce, o desafio chega. Por isso é de extrema importância que CEO’s e diretores estejam atentos às oportunidades de mercado. A pandemia, por exemplo, impulsionou organizações a desenvolverem novas plataformas e soluções que acompanhassem também a mudança do seu público. “A nossa plataforma VOL Vetor Online, por exemplo, foi criada para atender uma demanda de avaliação psicológica a distância que cresceu exponencialmente e que até então ainda não fazia parte do nosso modelo de negócios. Foi diante desse contratempo que enxergamos uma oportunidade de crescer”, explica o executivo.
  3. Valorize o seu cliente
    Parece óbvio, mas oferecer um atendimento ao cliente de qualidade e excelência pode gerar muitos frutos positivos a longo prazo. “Ter esse olhar atento aos nossos clientes, tratar com respeito todos eles ao longo dessa jornada também foi fundamental para o fortalecimento da nossa marca. Temos parceiros que já estão a mais de 4 anos conosco, como a Prevent Senior Private, operadora de saúde, D’avo Supermercados, Fundação Butantan e a Ajinomoto do Brasil, isso é fruto de um serviço personalizado e de muita eficiência. Um dos nossos propósitos com a Vetor Editora é, e sempre foi, manter a qualidade e a cientificidade nos materiais que editamos e ofertamos ao mercado. Acreditamos que muito do sucesso da nossa atuação durante todos esses anos vem desse compromisso com a seriedade dos nossos conteúdos”, finaliza.