Empreendedorismo: confira dicas de executivos

Abrir sua própria empresa apresenta inúmeras vantagens, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir que o negócio dure
Empreender não é uma tarefa fácil e manter o negócio é sempre um grande desafio, mas esse continua sendo o sonho de muitos brasileiros que buscam conquistar autonomia financeira. Entretanto, muitas dúvidas e inseguranças permeiam esse passo. Não saber como colocar as ideias em prática ou como alavancar o negócio são dificuldades ainda recorrentes.

Segundo o Sebrae, a cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano. Após o período de instabilidade no economia, a perspectiva é de que o país retorne ao caminho do crescimento em 2020, com previsão de 2,32% de crescimento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de executivos para empreender no próximo ano:

. Para Lívia Rigueiral, CEO da Homer, empreender não é ter boas ideias, mas executá-las com dedicação e qualidade. Para isso, é necessário colocar os objetivos no papel, estabelecer alvos e, assim, guiar o caminho para um passo a passo mais assertivo. Entender o empreendimento e estar no controle das finanças é essencial para o sucesso de um negócio. A capacitação ainda é a melhor forma de atingir o êxito e contribuir para uma empresa, ou ainda, sua empresa. Fique atento e de olho nas tecnologias do mercado

. Para Luiz Torres, CEO da Flores Online, é importante estar atento às novas tecnologias de mercado que vão revolucionar o dia a dia das pessoas. As tendências, open banking, blockchain e instant payment, por exemplo, irão permitir o surgimento de plataformas que facilitarão as transações comerciais e auxiliarão os microempresários a ingressarem facilmente no mercado online. Empreender é uma jornada coletiva, mas primeiramente é uma jornada íntima

. Para Vinicius Bozzi, CEO e fundador do IGTI, a jornada do empreendedor é uma jornada íntima muito pessoal. Por trás das vitórias há muitos fracassos que a maioria das pessoas não vê. Mas acredito que para que a empresa dê certo, nós empreendedores também precisamos reconhecer que é preciso passarmos por reformas pessoais. Cada um de nós terá desafios diferentes ao longo da jornada empreendedora e a empresa reflete isso. Não caia na patologia organizacional de querer mensurar tudo

. Para Adriano Meirinho, CMO do Celcoin, números não mentem, mas números por si não são a salvação. Primeiramente, tenha critério para elencar quais métricas e KPIs são relevantes para seu negócio, onde de fato você consiga atuar em cima de melhorias e otimizações de seu processo. Quando ficar na dúvida se um KPI é bom, pergunte-se se é possível “manipular” aquele número – se a resposta for SIM, descarte-o, pois isso não é um KPI, mas sim um número que vai te esconder a verdade, e cegueira é um péssimo início de um novo negócio. Tenha um propósito e lembre-se que o cliente é o foco do negócio Antes de começar a empreender, é preciso ter um propósito que guie as ações e decisões.

. Para Max Oliveira, CEO e cofundador da MaxMilhas, é preciso entender a dor do cliente. Nenhuma empresa quer atender mal seu cliente, mas poucas entendem de fato a dor que ele sente, e oferecem uma solução para um problema real. Ter clareza disso faz com que todo mundo vibre com as conquistas dos nossos clientes, busque soluções para fazer acontecer e, principalmente, trabalhe com o foco 100% na melhor experiência. Se o propósito for claro e compartilhado, ter o foco no cliente é genuíno. Monte um time de pessoas ao seu redor mais inteligentes e competentes do que você.

. Para Thadeuz Diz, fundador e diretor criativo de Zee.Now, começar um negócio é sempre muito animador. Sonhos, enquanto estão no papel, são sempre perfeitos, geralmente não sonhamos com os problemas do dia a dia. É justamente a realidade do dia a dia onde mora o perigo. O empreendedor precisa estar preparado para aceitar e enfrentar dias muitos bons e dias devastadores, e essa montanha russa é diária. Sonhe alto, mas sempre com os pés no chão e saiba que no final, a escolha de ser um empreendedor foi sua.

. Para a líder de Bem-Estar Financeiro do Xerpay e Co-Fundadora da Ensina Brasil, Mariane Tonello, é importante escolher bem seus sócios. O ideal é que sejam pessoas com habilidades complementares e que não pensem tão igual entre elas. Além disso, na hora de lançar um produto ou serviço, é importante testar a maneira mais barata para entender se é viável e se há necessidade de melhorias. Seja resiliente, isto é importante e fundamental para evitar a “morte” de qualquer negócio. Não desista.

Fonte: NR-7 Comunicação

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