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Empreendedores dão dicas de como colocar em prática o planejamento feito para 2023

em Destaques
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Se está nas metas do seu negócio aumentar a presença nas redes sociais, construir networking ou expandir para o canal físico, as dicas desses empreendedores podem tornar essa jornada mais fácil e menos solitária

Segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos. Entre os principais motivos, está a falta de planejamento e clareza dos objetivos do negócio. Se você, empreendedor, já tem claro os objetivos que devem impulsionar o crescimento que estimou para o seu negócio em 2023, as dicas de empreendedores que já passaram por essa jornada podem te ajudar a colocá-las em prática e tornar a jornada menos solitária.

Reunimos alguns empreendedores que estão sendo bem-sucedidos nas empreitadas para listar algumas dicas de quatro temas que são essenciais para o crescimento de qualquer negócio, independente da área de atuação. Entre elas, clareza estratégica, presença em redes sociais, networking e expansão. Confira:

Construir um networking de resultados

Parte fundamental de todo negócio, o networking pode ser resumido em construir uma “rede de contatos”, relacionamentos com mentores, empreendedores e especialistas da sua área que podem te ajudar a alcançar os objetivos do seu negócio. Se aproximar de pessoas da área é benéfico para qualquer empreendedor, afinal, em alguns casos pode ajudar a visualizar e ultrapassar desafios de uma forma muito mais fácil, mas alguns empreendedores ainda encontram dificuldades para fazê-lo. A fashiontech Linus, marca criadora da primeira sandália vegana de plástico nacional, sabe usar bem essa ferramenta com a criação de collabs com marcas que possuem os meus pilares da empresa e prezam pela sustentabilidade de seus produtos.

“Ter essa troca com outros empreendedores e empreendedoras, principalmente no início de uma empresa, faz total diferença. Uma boa forma de construir esse networking é ter claras as metas do negócio e os pilares que o sustentam. No nosso caso, é a sustentabilidade, mas me interessa a conexão com empreendedores da área de bens de consumo, no geral, e que tenham em sua história algum ponto de sinergia com a nossa. Então, quando penso em construir networking, isso me ajuda a definir quais pessoas quero me aproximar. É importante ter em mente que networking é uma via de mão dupla – da mesma forma que você está buscando ajuda, você tem que estar disponível para a outra parte, precisa ser uma troca genuína. Outro meio bacana pelo qual construo minha rede de relacionamentos é investindo parte do meu tempo para me relacionar com founders. Gosto de almoçar e tomar café com essas pessoas, realmente invisto parte da minha agenda nisso, além de ter mentores e ser mentora de alguns grupos de empreendedorismo, principalmente feminino. Mas, a dica de ouro na minha opinião para quem está muito no início da jornada de construção da sua rede é: ajeite o seu Linkedin e dê a cara a tapa. Mande mensagem para quem você admira e tente marcar um café, mesmo que virtual – até porque, o não você já tem”, ressalta Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus.

Ter uma marca forte nas redes sociais

Ter uma forte presença online significa aumentar de forma exponencial a exposição da sua marca para seus públicos-alvo. Hoje, ter uma marca forte online vai muito além de ter um website, é necessário estar nas redes sociais de forma frequente, com conteúdos que engajem e estimulem a compra, mas que também crie fãs da marca. O impacto das redes sociais nas vendas é tanto que um fenômeno ganhou até uma trend chamada o “TikTok me fez comprar” (Em inglês: TikTok made me buy it), na qual os usuários contam o que já compraram após assistirem reviews na plataforma.

Se você entendeu que reforçar a presença da sua marca nas redes sociais é o que pode impulsionar o crescimento do negócio, aqui vão algumas dicas da CEO da Macchi, joalheria moderna que alcançou meio milhão de seguidores no TikTok, com vídeos que chegam a quase 7M de visualizações. “Defina primeiro quais serão as redes sociais que você irá postar e com qual frequência. Tendo isso claro, o próximo passo é separar suas ideias por temas, como por exemplo: apresentar a marca para o público, falar dos pilares da empresa, mostrar o produto ou serviço, falar das características dele e dar dicas de como usar, são algumas formas de interagir com o seu público e gerar mais engajamento. E o mais importante é ter constância e testar o formato ou conteúdo que mais vai funcionar para você”, conta Aline Djanikian, CEO e cofundadora da marca.

Entender e colocar em prática as metas do negócio

Nesse momento de início do ano, é fundamental separar um tempo para olhar para o negócio de forma mais estratégica, tendo uma visão do ano como um todo e o que deve ser feito para alcançar os objetivos.

O CEO e fundador da Lastro, startup que tem como objetivo agregar tecnologia, eficiência e transparência às relações imobiliárias, recomenda a divisão dessa análise em 3 etapas: análise do ano anterior; objetivos do ano que se inicia e primeiros passos, que já podem ser executados agora, para chegar lá. “Separar os objetivos em etapas torna o processo mais claro, ajuda a estabelecer prioridades e acompanha o andamento dos resultados”, afirma Allan Paladino, CEO da Lastro.

“Na primeira fase, gosto de pensar em quais foram as maiores conquistas e as principais dificuldades do ano anterior e refletir sobre suas principais causas; o objetivo aqui é aprender com a nossa própria jornada e conhecer melhor as forças e fraquezas do negócio atual. A segunda etapa é pensar nos objetivos do ano: onde quero que a empresa esteja em dezembro de 2023 e quais são as principais “alavancas” que posso acionar para chegar lá? Por exemplo: preciso aumentar o time de vendas, tornar mais eficiente certas partes da operação ou melhorar o controle financeiro do fluxo de caixa. Por fim, é importante já ter em mente as ações que devem ser tomadas hoje para começar a colocar o plano em prática, do contrário ele vira apenas um exercício teórico, que provavelmente logo será esquecido: começar a agir rapidamente é ótimo para criar ‘momento’ e garantir que as coisas saiam do papel”, finaliza.

Expansão do negócio para o ambiente físico

Os empreendedores que decidem criar um negócio, atualmente começam no ambiente digital. Abrir um e-commerce demanda muito menos tempo, investimento e planejamento que um ponto físico. Apesar disso, em alguns setores, é natural que os consumidores queiram ter uma experiência física: experimentar os produtos. Se está nas suas metas a expansão da marca nativa digital para o mundo físico, é necessário ter claro o planejamento necessário para isso.

Com duas lojas na capital paulista, uma no JK Iguatemi e outra na Alameda Lorena, a Ava Intimates, marca que tem o conforto, estilo e exclusividade como pilares na criação de pijamas e lingeries, passou por essa jornada e vivenciou alguns desafios que se transformaram em dicas.

“O empreendedor ou empreendedora que deseja investir em um ponto físico precisa primeiro entender se o público dele realmente quer ter essa experiência, o produto vendido é algo que o público valoriza ter uma experiência física? Faz diferença tocar, vestir ou experimentar? Ou para esse público o importante é receber logo em casa? Com isso definido, é importante lembrar também que abrir uma loja física demanda uma análise de ponto ideal, a premissa é onde está o seu público? Tendo isso claro, os desafios então são a escolha do espaço, aluguel, quadro de colaboradores, necessidade de obras e organização de estoque, tudo isso envolve também um planejamento financeiro. Além, claro, de saber que o ambiente precisa fazer jus a marca, com ambientes que tornem aquela experiência única, ao ponto do cliente querer estar e voltar na loja. Os consumidores querem ter na loja física uma experiência melhor que no online, é preciso estar atento aos detalhes”, reforça Letícia Correia, CEO e fundadora da Ava Intimates.