73 views 2 mins

Economia deve ‘acelerar’ com liberação do FGTS e PIS

em Destaques
terça-feira, 27 de agosto de 2019

“Com base nos dados disponíveis, estimamos que o PIB tenha ficado estável ou crescido ligeiramente. Para os trimestres seguintes, esperamos alguma aceleração, que deve ser reforçada pelo efeito da liberação de recursos do FGTS e PIS-Pasep”, afirmou.
“Dados recentes sugerem a possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia. Nosso cenário supõe que essa retomada ocorrerá em ritmo gradual”. Campos Neto defendeu a continuidade de reformas. “Em um contexto de pouco espaço fiscal para investimentos públicos, reiteramos a importância da continuidade do processo de reformas e ajustes que gerem sustentabilidade da trajetória fiscal futura. As reformas tendem a estimular o investimento privado”, destacou.
Segundo Campos Neto, a consolidação da inflação em torno da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, e a ancoragem das expectativas de inflação, têm permitido a redução consistente da taxa de juros. Ele lembrou que a Selic, que estava em 14,25% ao ano em outubro de 2016, está atualmente em 6% ao ano. Disse ainda que o nível de ociosidade elevado da produção no país pode continuar reduzindo as expectativas de inflação.
“A consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo monetário [redução da taxa Selic]. É fundamental enfatizar que a comunicação não restringe a próxima decisão do Copom e que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, aduziu (ABr).