67 views 2 mins

Economia crescerá pelo menos 2% em 2020, diz Guedes

em Destaques
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A economia crescerá pelo menos 2% em 2020, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em entrevista coletiva, o ministro se disse otimista com a evolução da economia e afirmou que as reformas estruturais para reduzir os gastos públicos estão começando a dar frutos. “O PIB crescerá no mínimo 2% ano que vem. Essa é uma estimativa conservadora. Acreditamos que a economia crescerá pelo menos o dobro deste ano. Se 2019 fechar com 1,2%, crescerá 2,4% em 2020”, explicou.

Para ele, o crescimento da economia próximo de 1% em 2019 não foi surpresa. “Como a economia ia crescer se a gente ainda não tinha aprovado a reforma?”, questionou, ao ressaltar que a
aprovação da reforma da Previdência foi essencial para que os juros de longo prazo caíssem. A aprovação da reforma levou à diminuição dos juros da dívida pública, o segundo maior gasto federal, que consome cerca de R$ 400 bilhões por ano.

“Nossa segunda grande torre são os gastos da dívida pública. Vamos despedalar os bancos públicos, mandando de volta [para o Tesouro] a dívida que eles têm com a União. O secretário Salim Mattar está privatizando. Assim estamos desacelerando o endividamento em forma de neve”, disse.

A terceira fonte de controle dos gastos públicos que o ministro prometeu reduzir são as despesas com o funcionalismo público. A não reposição de servidores que se aposentam ou saem do governo reduziu o número de funcionários federais de 640 mil em janeiro para 610 mil agora. Além disso, ele citou o congelamento dos salários, previsto no pacto federativo, como instrumento para controlar a folha de pagamento (ABr).