62 views 6 mins

Dinheiro, débito, crédito ou Pix: qual o melhor meio de pagamento

em Destaques
quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Escolher bem as formas de pagamento disponíveis na sua empresa são tão importantes quanto as demais estratégias de crescimento do seu negócio. Primeiro, porque é um modo de controle sobre os canais de recebíveis dos seus clientes, em segundo lugar, porque pode ser o seu diferencial competitivo sobre a concorrência .

Muitos estudos realizados antes da pandemia trazem a preferência dos clientes pelo pagamento em dinheiro, em seguida cartão de débito, e assim, o de crédito. Mas, com a mudança do perfil de consumo da população e o crescimento do uso de smartphones, durante este período, o Pix passou a ser a forma mais confiável pelos brasileiros.

Segundo uma pesquisa feita pela Fiserv no primeiro semestre, entre os participantes, 22% dizem que preferem o Pix para fazer pagamentos, enquanto 28% o cartão. A pesquisa mostra que 66% acreditam que o meio é seguro, na frente de dinheiro em espécie com 57%, código de barras com 57% e cartão com chip na maquininha com 56%, por exemplo.

Mesmo uma forma não excluindo a aderência e importância da outra, se o seu negócio tem como objetivo ter uma ampla variedade de público, planeje aderir todas essas formas de pagamentos o mais rápido possível.

. Pagamento no dinheiro – Mesmo com a queda na preferência pelo pagamento em espécie, o dinheiro ainda é essencial principalmente se você tem um negócio somente com vendas em lojas físicas. Para o empreendedor há muitas vantagens, especialmente por não ter que pagar taxas de transação como nas maquininhas de cartões, e por ser uma garantia de recebimento no exato momento da compra.

Mas, também carrega desvantagens, como o armazenamento de grandes quantias no estabelecimento, o que pode ser inseguro no caso de assaltos. Além disso, está sujeito a circulação de notas falsas, algo que pode acabar passando despercebido no dia a dia do seu caixa. Por essas questões, vale o máximo de atenção e planejamento.

Pensando na rotina corrida do empreendedor entre administrar as vendas e o bom relacionamento com o consumidor, a Zettle by Paypal , líder em meios de pagamentos na Europa, e a 26° fintech mais inovadora do mundo, segundo o ranking da consultoria KPMG de 2019, desenvolveu uma maquininha de cartões que contabiliza as vendas em espécie, também atrelado a um aplicativo destinado a gestão de estoque. Uma super ajuda para quem está começando e não conta com muita mão de obra.

. Maquininhas de cartões: débito e crédito – As maquininhas de cartões são uma das formas mais seguras de receber seu valor, isso porque, no momento da aprovação da conta pelo dispositivo, você já tem a garantia que receberá o valor. Você não será encarregado por nenhuma inadimplência do consumidor.

Uma desvantagem é com relação ao tempo de recebimento da quantias, no débito, pode levar até 2 dias, e no crédito, até 30. No caso da Zettle, você recebe em 1 dia útil, mesmo as vendas parceladas. Ainda, para usar as maquininhas, em muitas empresas ainda é cobrado uma taxa de aluguel que podem ser contabilizadas por transações, ou um valor fixo mensal.

Mesmo assim, ainda no cenário pandêmico, 40% das pessoas passaram a usar mais o cartão de crédito e carteira digital do que antes, mais uma prova de que devemos olhar com atenção para cada método de recebimento.

. Transferência bancária – Como falamos, o uso dos smartphones cresceu exponencialmente e com ele, as transferências bancárias. Um dado legal de analisar é a quantidade em bilhões movimentada pelo PIX apenas na primeira semana de lançamento, segundo o Banco Central, o que mostra o grande interesse pelo público. Pensando nisso, é inevitável que o seu negócio disponibilize, o mais rápido possível, essa forma de pagamento.

A grande vantagem desse modelo é o tempo de compensação que é instantâneo, em comparação aos outros, como o TED, que leva cerca de 1 hora, se feita dentro do horário bancário, enquanto um PIX leva somente 10 segundos para cair na conta. Avalie muito bem o agente financeiro que oferece o serviço, porque em alguns casos, é possível que o Pix para contas PJ sejam cobradas taxas por transação. – Fonte e outras informações: (https://www.zettle.com/br)