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Dicas para melhorar a experiência do cliente no Natal

em Destaques
terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Clóvis Souza (*)

Todos querem fazer bons negócios no Natal e estão em busca de ofertas, promoções e outros mimos. Pensando nisso, os e-commerces precisam se preparar para a corrida anual das compras, oferecendo produtos incríveis e experiência excepcional para os clientes. Nesse contexto, é crucial criar uma estratégia inteligente de vendas capaz de gerar e fortalecer os laços com o público.

Veja cinco dicas que podem fazer a diferença nesta época do ano.

1 – Atendimento personalizado para fidelizar

Diante da procura por presentes e ofertas especiais, os consumidores reconhecem e apreciam a atenção individualizada, essencial para uma experiência de compra verdadeiramente marcante. Entre as iniciativas, destacam-se o envio de ofertas personalizadas por e-mail marketing, as interações via WhatsApp com consultores e as mensagens em plataformas de redes sociais.

2 – Apoio a boas causas

Hoje, os compradores não querem apenas consumir, mas também se aliar a marcas que pensam em responsabilidade social. É fundamental apoiar causas durante todo ano, mas especialmente no Natal instituições como asilos, orfanatos e ONGs necessitam de auxílio extra com os gastos. Ao reforçar esse tipo de ajuda, a empresa mostra para os clientes o seu compromisso com a sociedade.

3 – Facilidades de pagamento e entrega

Parece uma dica boba, mas nunca é demais enfatizar que é necessário proporcionar aos consumidores uma experiência de compra ainda mais conveniente e segura no Natal, oferecendo opções flexíveis de pagamento, como parcelamento sem juros no cartão de crédito e até mesmo PIX. Além disso, é necessário assegurar a garantia de entrega dentro dos prazos estabelecidos, proporcionando não apenas comodidade, mas também confiança.

4 – Pós-venda é ainda mais importante no Natal

É indispensável oferecer suporte eficiente para esclarecer dúvidas, solucionar eventuais problemas e garantir a satisfação após a compra. Enviar mensagens de agradecimento personalizadas, fornecer informações sobre o status da entrega e estar disponível para qualquer assistência necessária são ações básicas. Um pós-venda bem estruturado também no Natal não apenas fideliza o cliente, mas também cria uma percepção positiva da marca, estabelecendo bases sólidas para futuras interações comerciais.

5 – Promoções especiais e descontos

Desenvolver ofertas e descontos exclusivos pode ser um incentivo adicional para os consumidores elegerem os produtos da empresa como presentes natalinos. É válido ainda considerar a possibilidade de incluir frete grátis, pois essa vantagem pode influenciar na decisão de compra, uma vez que as pessoas valorizam não pagar taxas adicionais de entrega, direcionando seus investimentos exclusivamente aos presentes.

(*) Fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, que ocupa 65% de market share no Brasil, com mais de 800 mil entregas feitas por ano – [email protected].