Dia das Mães: ferramentas digitais que ajudarão a alavancar as vendas

Desde o ano passado, com a crise do novo coronavírus que atingiu o país e o mundo, as empresas precisaram se reinventar para garantir que as vendas continuassem aumentando. Segundo pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o faturamento com vendas online subiu 47% no primeiro semestre de 2020, totalizando 38,8 milhões de reais.

Com isso, as datas sazonais passaram a ser muito importantes para as marcas. Nesse caso, elas puderam criar estratégias e oportunidades para atrair mais consumidores nas suas lojas e consequentemente, recuperarem as vendas. Mas, para que elas consigam atingir esses objetivos, o uso de plataformas digitais se tornou essencial e imprescindível. Confira abaixo, algumas ferramentas que podem ajudar os lojistas a venderem seus produtos durante o Dia das Mães.

. Digitalize os processos de venda – Para que a empresa dê conta do aumento expressivo dos pedidos de compras nesta época do ano, uma boa saída é apostar na digitalização de todo o processo de venda. Com o auxílio da transformação digital, a Vianuvem , primeira startup com software BPM, oferece uma plataforma, menos burocrática, que possibilita faturar, dar baixa e contabilizar pedidos dentro de um só lugar.

. Escale a operação de venda – Para os vendedores que querem ter a oportunidade de garantir uma renda de forma totalmente remota, e para empreendedores que estão em busca de soluções inteligentes para aumentar as vendas, a SalesFarm oferece uma plataforma completa.

A empresa terceiriza a força de vendas por meio de um software, sendo a primeira Sales as a Service do Brasil. Além disso, conta com solução para geração de lead baseado no perfil de consumidor ideal da empresa e também conecta e roteia leads para o time de vendas, baseado em canais de aquisição e lead score.

. Divulgue suas ações promocionais em todos os canais de comunicação – Segundo a Propz, startup que utiliza inteligência artificial e big data para oferecer soluções de CRM que monitoram o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada, é muito importante que as marcas alinhem a sua estratégia de divulgação em todos os canais de contato com o público-alvo.

“Principalmente nas datas sazonais, as marcas devem ser bem assertivas nas ações que elas vão fazer para os seus consumidores. Por isso, é fundamental que elas utilizem as redes sociais, as lojas físicas e o e-commerce para comunicar promoções e descontos. Pois se elas não utilizarem os canais certos, toda a ação será em vão”, afirma Danilo Nascimento, sócio diretor da empresa.

. Utilize o CRM para personalizar o atendimento – De acordo com José Luiz, Head de Marketing, da Driven.cx , maior grupo consultivo independente para corporações de grande porte e projetos de transformação digital autorais na nova economia, a personalização de projetos é atualmente item fundamental para o sucesso de qualquer campanha, especialmente no ambiente digital.

Ter tecnologias de CRM como aliada é importante para otimizar e ter maior assertividade no relacionamento com o consumidor via rede. “O uso do CRM, assim como de outras estratégias, não é apenas um diferencial para os lojistas, ele é necessário. É preciso buscar variáveis que te façam personalizar a comunicação para cada grupo de consumidor, cada vez mais ávidos por marcas que constroem verdadeiras conexões com eles”, explica o executivo.

. Adote tecnologia interativa para atrair novos clientes – A More Than Real , startup brasileira referência global no desenvolvimento de experiências de Visão Computacional e a Realidade Aumentada (RA), utiliza tecnologia interativa em ações via web e redes sociais para melhorar o engajamento e a experiência de compra dos consumidores, proporcionando mais interatividade no relacionamento da marca com o público.

Dentre as possibilidades possíveis de utilizar o RA está em criar ações inusitadas aliadas a promoções exclusivas das marcas por meio de aplicativo em smartphones, de uma maneira lúdica, inovadora e divertida.

Aposte em novas tecnologias para interagir e engajar o consumidor
Sem sair de casa, o consumidor irá buscar por alternativas digitais para fazer suas compras para o Dia das Mães.

Contudo, com tantos e-commerces disponíveis e os clientes cada vez mais empoderados e exigentes, é preciso buscar novas formas de abordagem para reduzir o atrito e gerar encantamento. Uma das apostas é o chamado Live Commerce que nada mais é que a união das duas maiores tendências da atualidade: transmissões ao vivo e e-commerce. Esta estratégia captura o interesse do usuário, gerando uma ocasião de consumo (com senso de urgência) e reduzindo o atrito na aquisição de um produto – já que ele pode ser comprado da própria live e com um clique.

“Estamos diante de uma revolução tecnológica e usufruir desses avanços para reduzir atritos e gerar engajamento agrega valor à experiência do cliente e à relação das marcas com público”, afirma Mateus Magno, co-CEO da Sambatech & Samba Digital , empresa focada em transformação digital, inovação e com soluções para live commerce.

. Interaja com o seu público – Se manter atraente e relevante para os consumidores em um mercado cada vez mais dinâmico e repleto de concorrência muitas vezes pode ser um desafio. Para isso, é interessante investir em publicidade de qualidade e diferenciadas, a fim de prender a atenção do público, principalmente com as rápidas e constantes mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia.

“Entender as recorrentes mudanças de comportamento da sociedade, adaptar a linguagem ao novo momento e proporcionar experiências únicas são peças-chave para manter um modelo de negócio atrativo e diferenciado de seus concorrentes em todas as épocas do ano”, afirma André Franco, CCO da Cazamba , empresa de tecnologia em mídia que desenvolve peças publicitárias em formatos diferenciados e personalizados, com segmentação determinada pelo anunciante para que as marcas possam engajar com seus consumidores.

. Migre a loja física para o ambiente online completo – Integrar uma marca a todos os meios digitais se tornou uma prática indispensável para comerciantes que possuem lojas físicas e querem atrair e fidelizar os seus clientes, inclusive em datas sazonais como o Dia das Mães.

“É muito importante que as marcas estejam cada vez mais presentes nos canais digitais, seja nas redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok como também nos aplicativos de mensagens, que tem disponibilizado recursos tecnológicos e integrados com outros meios para facilitar as vendas dos lojistas, tornando-as mais seguras. Isso fará com que as empresas fiquem mais próximas do seu público-alvo e os atenda com excelência e de maneira personalizada”, explica Jefferson Araújo, CEO da ShowKase .

. Invista em tecnologias que humanizam o atendimento ao cliente – O comportamento do consumidor tem um impacto significativo na jornada de compra, que pode fazer a diferença no final do dia das marcas. Porém, além de analisar o comportamento e o processo de compra é crucial para o sucesso do negócio que se criem ações para oferecer um atendimento humanizado, proporcionando conexões emocionais para atraí-los e fidelizá-los.

Segundo Gisele Paula, CEO e fundadora do Instituto Cliente Feliz , empresa que aplica soluções e metodologias para melhorar a experiência das empresas com seus clientes, atualmente, o grande desafio das empresas é manter um atendimento humanizado usando tecnologia. “Esse tipo de atendimento passou a ser o fator essencial na jornada de compra. Infelizmente, ainda tem muitas empresas que automatizam o processo da venda e evitam o contato humano, principalmente no ambiente online.

Pode ser que elas estejam vendendo, tendo o resultado esperado, mas com certeza estão perdendo grandes oportunidades em se aproximar de fato do seu cliente, entender seu problema e seu tempo, realizando um atendimento sem ser forçado, de forma genuíno e verdadeiramente humano”, finaliza. Fonte: (www.piarcomunicacao.com.br).

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