202 views 3 mins

Dia da Matemática: 3 Jogos de baralho para aprender a calcular

em Destaques
quarta-feira, 06 de maio de 2020

Atividades lúdicas são um grande incentivo para estimular o interesse dos alunos em aprender Matemática, uma disciplina normalmente considerada difícil. Utilizando um jogo de baralho, item que a maioria das pessoas tem em casa, é possível inventar brincadeiras e se divertir em família, sem deixar o aprendizado de lado.

“Sem dúvida jogos ou qualquer atividade que estimule a participação do aluno ajuda a desenvolver concentração, organização, liderança e autoconfiança. Essas habilidades sempre serão ferramentas aliadas no ensino da Matemática”, ressalta professora de Matemática do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, Flavia Nunes.

Tanto em sala de aula como estudando em casa, explica a professora, os alunos terão muito mais estímulo em resolver situações que venham como desafio do que em forma de equações matemáticas.

Para explicar um pouco essa relação, Flavia traz uma citação de Albert Einstein: “A vantagem competitiva de uma sociedade não virá da eficiência com que a escola ensina multiplicação e tabela periódica, mas do modo como estimula a imaginação e a criatividade”.

Para ajudar as famílias que estão lidando com os filhos em casa e o desafio de entreter de forma educativa, preparamos algumas dicas de atividades que estimulam o aprendizado de matemática por meio dos jogos de baralho. Confira!

. Forme 10: (crianças a partir de 6 anos) – As cartas numéricas (retire as de figuras) devem ser dispostas viradas como num jogo de memória e a criança tem chance de virar até 3 cartas cuja soma resulte no número 10. Se ela encontrar a soma ela leva as cartas, senão devolve virada na mesa. Treina a memória e a habilidade de somar várias combinações que resultam no mesmo número.

. Jogo das 3 cartas (a partir de 8 anos) – Cada jogador vai receber 3 cartas (retire as de figuras) e com elas deve formar o maior número possível. Por exemplo, se a pessoa recebeu os números 4, 6, 3 deve formar o número 643 para ganhar as cartas. Os jogadores devem mostrar o número que montaram para a mesa. Quem obtiver o maior número, ganha um ponto naquela rodada. Ao final de cinco rodadas (ou quantas a família quiser), quem tiver mais pontos ganha.

. Batalha da multiplicação (a partir de 9 anos) – Distribua igualmente, para dois jogadores, dois montes de cartas embaralhadas e deixe-os virados para baixo. Cada jogador vai virar simultaneamente a carta de cima/no topo de seu monte, e o primeiro que disser o resultado da multiplicação das duas cartas fica com elas. Continua até o final do monte e vence quem tiver mais cartas no final.

Fonte e mais informações: (www.colegiosmaristas.com.br).