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Dez dicas de merchandising em plena pandemia

em Destaques
terça-feira, 07 de julho de 2020

O momento de pandemia preocupa a indústria e o varejo no que se refere aos resultados das vendas. O varejo, por exemplo, desde o início da crise, notou queda de quase 40% nas vendas, em especial, na categoria de bens de consumo duráveis, como eletroeletrônicos. Já o segmento menos afetado é o de bens de consumo não duráveis, como alimentos e bebidas, que continuaram tendo saída e continuam atraindo os consumidores para as lojas físicas, mas categorias que não se enquadram em necessidades básicas estão também enfrentando grandes problemas.

Em vista das grandes dificuldades dos setores, o grande desafio do momento é o resgate do sell-out, ou seja, nas vendas do varejo ao consumidor final. Por isso, André Romero, diretor da Allis Comunicação, empresa de field marketing, acredita que o caminho é a união da Indústria e do Varejo e da indústria com outras indústrias, a fim de fortalecer as ações no ponto de venda físico, que sofreu interferência sim do meio digital durante a pandemia, mas que se manterá como o principal canal de vendas no período pós-crise.

Para tal êxito, Romero acredita que o principal caminho da indústria e do varejo seja avaliar o novo comportamento do shopper, que, hoje, busca mais agilidade no processo de decisão no PDV, e, que está muito mais aberto a viver novas experiências devido ao tempo de permanência em casa, oportunidade para as marcas é estabelecerem um melhor relacionamento com seus clientes.

Veja dez atitudes importantes durante a pandemia:

1- Utilize novas tecnologias que permitem retorno no curto prazo que sejam úteis também a longo prazo para garantir uma excelente execução de merchandising no PDV. Como por ex: A ‘uberização’ de promotores pode trazer muito mais qualidade na exposição dos seus produtos no varejo físico;

2- Trade marketing tem que se unir com o marketing. Isso permitirá que ações sejam trabalhadas no meio digital e estendidas para o canal físico;

3- Entenda mais o comportamento do shopper – com a pandemia, o consumidor tem frequentado as lojas mais rapidamente, atrás somente dos itens básicos. Diante disso é importante entendê-lo e desenvolver ações específicas para esse momento que estamos passando;

4- Queremos a união das categorias – é fundamental que as marcas se unam neste momento e que sejam mais colaborativas. Ações conjuntas, como os famosos “promo packs”, pode ser um caminho saudável para aumentar as vendas em curto ou médio prazo;

5- Fiquem de olho no preço – o shopper hoje está em busca de vantagens e economia. Portanto, é importante ações no PDV que colaborem para a redução dos gastos na visita às lojas físicas. Importante que voltem as ações de “Compre e Ganhe” ou das embalagens econômicas;

6- Comunicação mais objetiva – é fato que a comunicação, quando bem feita, colabora na decisão de compra. Por isso, se bem organizada no ponto de venda e de forma educativa, ajudará a destacar seu produto no PDV para um shopper com pressa;

7- Crie um verdadeiro showroom no PDV – fala-se muito em experiência de compra, mas pouco é desenvolvido neste sentido. A melhor exposição e comunicação dos produtos fará com que o shopper sinta prazer em estar na loja e tenha e tenha uma experiência positiva no processo de decisão;

8- É hora de fazer cross merchandising – mais do que unir forças, mas marcas devem provocar ações inesperadas. Para isso, é indicada a exposição dos produtos em áreas incomuns, como a da bebida alcóolica na área de carnes; Categorias que não são de necessidades básicas precisam tomar essa iniciativa para entrar na cesta do shopper;

9- Facilite a compra – com o tempo de compra mais reduzido, o consumidor quer entrar na loja, capturar os principais ítens de necessidade, pagar e deixar o local de forma segura. Por isso, não só neste período de pandemia, mas a fim de gerar mais conveniência, as redes de varejo devem apostar na criação de áreas temáticas, por exemplo, a ‘área do churrasco’, onde o shopper pode chegar e comprar tudo o que precisará, sem a necessidade de visitar várias categorias;

10- “Do it yourself” – com a impossibilidade de fazer ações de degustação no PDV é recomendado que as redes de varejo e a indústria unam-se para promoverem ações nos meios digitais. Peças que ajudem o consumidor a usar o produto, no processo de cozimento, na harmonização com outros itens, além da produção especial de receitas de família. Importante, neste momento de isolamento social e maior sensibilização, que as marcas inspirem o “do it yourself”.

Agora, mais do que nunca, é preciso olhar para o PDV físico de uma maneira diferente. Essa é a hora de arriscar, de experimentar.

Fonte e mais informações: (http://allis.com.br/).