Os colaboradores são os responsáveis pelo sucesso ou derrota de uma empresa? Sim, mas isso depende de como são gerenciados. O especialista cientifico em comportamento humano, Luiz Gaziri explica que 80% da performance das pessoas estão diretamente ligadas ao ambiente em que trabalham, bem como a estratégias comportamentais.
O professor ressalta a importância das empresas utilizarem métodos validados pela ciência, já que segundo ele “muitos recursos humanos usam um sistema bastante conhecido para avaliar seus funcionários, no entanto poucos entregam o que prometem.
Diferente do Big Five, teste fantástico de traços da personalidade”. Para esclarecer alguns pontos fundamentais, o especialista aponta dez dicas que podem ser a chave para o sucesso dos colaboradores e da empresa.
- – Segurança financeira – os salários devem ser altos e fixos. Nenhum trabalhador erá uma boa performance se não existir segurança financeira.
- – Metas moderadas – de acordo com a ciência, o melhor tipo de meta a ser estipulada em ambientes profissionais são as com dificuldade moderadas, pois servem como inspiração. Uma vez que as fáceis demais podem desestimular e as muito difíceis causar frustrações.
- – Avaliação – cientistas descobriram que as pessoas conseguem atingir o progresso com mais facilidade quando este é apontado para elas, ou seja demonstrar o quanto o funcionário já realizou é mais efetivo do que apontar o quanto falta.
- – Metas coletivas – estipular objetivos em grupos é importante para evitar o individualismo, bem como a competição. Evidências cientificas comprovam que 97% das oportunidades de metas em grupos apresentam melhores resultados.
- – Relacionamentos – tido como principal medidor de felicidade do ser humano, o relacionamento é um pilar para a motivação. Portanto, em ambientes que os colaboradores precisam competir entre si com comissão ou outras estratégias como rankings, não é possível cultivar amizades e um bom convívio.
Há um estudo do cientista da Escola de Wharton, Iwan Barankay, que comprova que a performance de pessoas que estão em um ranking, ou fica estagnada ou piora. Em vendas, por exemplo, o desempenho é 28% menor. Estratégias competitivas não trazem bons resultados.
- – Motivação – é preciso que as empresas realmente entendam o que motiva as pessoas. Dar à elas autonomia é um importante propulsor. Entre as várias formas de dar autonomia às pessoas estão: flexibilidade de horário, ressaltar suas opiniões e sugestões, deixar com que estipulem suas próprias metas, entre outros.
- – Competência: também um pilar da motivação, esse sentimento pode ser restaurado com elogios, feedbacks e treinamentos. Quando os funcionários aprendem mais, também dominam mais suas áreas de competência.
- – Performance – a performance das pessoas depende muito das estratégias adotadas pela empresa. aquelas que favorecem a colaboração, bons relacionamentos e amizades são fundamentais para performances de excelência.
- – Premiação – pessoas quando atingem seus objetivos precisam ser bonificadas por isso. Mas qual a maneira correta de fazê-lo? Tom Gilovich, da Cornell University descobriu que quando as pessoas ganham uma experiência, seja um jantar, ingresso para um passeio ou cinema, elas ficam muito mais felizes por mais tempo. É uma felicidade que perdura.
- – Efeito surpresa – é importante desenvolver um sistema de premiação que os profissionais não consigam prever. Premiá-los todo mês ou a cada dois meses deixa as pessoas acostumadas e pouco motivadas, agora quando é surpresa a sensação de bonança está sempre presente. – Fonte e mais informações: (https://luizgaziri.com.br/).