110 views 9 mins

Descubra as oportunidades de carreira no Mercado Financeiro

em Destaques
sexta-feira, 06 de agosto de 2021

Matheus Vasconcellos Nogueira Carvalho (*)

As instabilidades econômica e política, aliadas à pandemia, apontam para um cenário de alta no desemprego, subocupação e desalento no mercado de trabalho brasileiro, com diversos setores estagnados há mais de um ano. Na contramão deste movimento, o mercado financeiro tem se mostrado um segmento forte e, há mais de uma década, tem ganhado espaço entre a população e aumentado sua influência na economia brasileira.

Dessa forma, é natural que este seja um caminho cada vez mais atrativo para parte dos profissionais ativos do país. Apesar da volatilidade e incertezas trazidas pela pandemia, o mercado financeiro também encontrou oportunidades para acelerar transformações, como a digitalização dos processos e o surgimento de novas tecnologias.

De acordo com com o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), divulgado pelo Banco Central (BC), o mercado financeiro mantém atenção elevada com a inadimplência e com a redução da atividade econômica, mesmo assim, a confiança das Instituições Financeiras na estabilidade financeira durante toda a pandemia tem permanecido elevada.

Dentre os motivos para manter uma perspectiva positiva com a geração de postos de trabalho no mercado financeiro está o crescimento do mercado de capitais no Brasil. Somente em 2020, em meio à pandemia, o número de empresas brasileiras que abriram capital na B3 foi o maior em 13 anos, somando 28 instituições.

Contudo, antes de iniciar uma jornada neste setor, o profissional deve estar atento a diversas situações, como área e tipo de negócio em que deseja atuar e as certificações necessárias aos profissionais do segmento escolhido. Esta breve introdução visa mostrar que o mercado profissional desta área é mais amplo do que parece e descobrir boas oportunidades neste setor pode fazer toda diferença na trajetória de um profissional.

Setores de atuação – Como citado, o mercado financeiro é mais amplo do que parece. Da mesma forma, as opções de empresas para o profissional também são variadas. Dentre essas, vamos destacar três:

  1. – Bancos múltiplos – Ainda que sua atividade principal seja voltada para outros tipos de serviço, os bancos múltiplos, ou banco de varejo, também possuem uma área especializada no segmento de investimentos, um setor que tem ganhado cada vez mais espaço e protagonismo dentro destas instituições financeiras, não à toa diversos profissionais têm buscado seguir este caminho.
  2. – Bancos de investimentos – Diferente do exemplo anterior, o banco de investimentos, como o próprio nome indica, atua principalmente com produtos e serviços voltados ao mercado financeiro. Instituições financeiras deste tipo costumam ofertar diversos serviços voltados para clientes pessoas físicas ou empresas de grande porte que desejam realizar algum tipo de atividade no mercado financeiro.
  3. – Gestora de investimentos – Talvez seja o tipo de instituição financeira mais atuante no mercado de capitais. Em suma, sua atividade é gerir o patrimônio de terceiros, pessoas físicas e empresas, na bolsa de valores. Vale ressaltar que este tipo de negócio pode ter sua atuação dedicada à negócios específicos, como é o caso das gestoras de fundos: Private equity; Venture Capital; Hedge funds; e Patrimônio.
  • Profissões do mercado financeiro – Antes de escolher a área em que se deseja atuar é fundamental reforçar a necessidade do conhecimento prévio sobre as atividades executadas por cada uma destas funções, afinal, existem diversos desafios na área. Entre as opções, destacamos algumas em crescimento. São elas:

Gestor de fundos – Com a expansão da bolsa de valores brasileira, o número de fundos de investimentos mobiliários teve uma expansão considerável. Assim, é natural que este seja um campo com boas oportunidades. Dentro da área, o gestor de fundos de investimentos é uma das posições mais relevantes e merece nosso destaque. Esse profissional é diretamente responsável pelas operações realizadas pelo fundo, seja compra ou venda de ativos.

Trata-se de um profissional que atua diretamente no back office da empresa, isso é, por vezes ele não terá relação direta com o cliente, tendo suas atividades voltadas aos “bastidores” do negócio. Vale destacar que quem busca seguir este caminho deve obter determinadas certificações do mercado, como é o caso da Certificação de Gestores Anbima (CGA) e da Certificação de Especialista de Investimentos Anbima (CEA).

Analista de Valores Mobiliários – Com a expansão da bolsa de valores brasileira, o número de fundos de investimentos mobiliários teve uma expansão considerável. Assim, é natural que este seja um campo com boas oportunidades. Dentro da área, o gestor de fundos de investimentos é uma das posições mais relevantes e merece nosso destaque. Esse profissional é diretamente responsável pelas operações realizadas pelo fundo, seja compra ou venda de ativos.

Trata-se de um profissional que atua diretamente no back office da empresa, isso é, por vezes ele não terá relação direta com o cliente, tendo suas atividades voltadas aos “bastidores” do negócio. Vale destacar que quem busca seguir este caminho deve obter determinadas certificações do mercado, como é o caso da Certificação de Gestores Anbima (CGA) e da Certificação de Especialista de Investimentos Anbima (CEA).

Bancário – O setor bancário é um dos mais conhecidos do mercado financeiro. Esse profissional pode atuar tanto em bancos de varejo, quanto em bancos de investimentos. Neste segmento, o profissional trabalha diretamente com o cliente, seja pessoa física ou jurídica, realizando atividades que vão desde o oferecimento de produtos de investimentos do banco, até operações de mercado.

Com o crescimento da bolsa de valores, os bancos de investimentos têm ganhado cada vez mais espaço, enquanto os bancos múltiplos buscam cada vez mais por profissionais que desejam atuar com serviços ligados ao mercado financeiro.

  • Para atuar nesta função o profissional deve possuir alguma dessas três certificações, sendo que elas estão postas em escala de relevância da menor à maior:

Certificação Profissional Anbima – Série 10 (CPA-10): oferecimento e distribuição de produtos em bancos e plataforma de atendimento;

Certificação Profissional Anbima – Série 20 (CPA-20): mesmas atividades realizadas pela CPA-10, porém com acréscimo de poder atuar nas áreas de varejo de alta renda private, corporate, entre outras;

Certificação de Especialistas em Investimentos – CEA: mesmas atividades do CPA 10 e CPA 20, todavia com a possibilidade de atuar como especialista em investimentos.

Por fim, vale ressaltar que estas são apenas três profissões que estão em alta no mercado financeiro atualmente, porém este setor reserva uma série de oportunidades para diferentes perfis de profissionais que desejam construir uma carreira de sucesso.

(*) – Da redação do Certifiquei (www.certifiquei.com.br).