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Desafios e soluções ao recrutar a Geração Z para o mercado de trabalho

em Destaques
quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Gabriel Miranda (*)

A relação entre a Geração Z, jovens nascidos entre o fim da década de 1990 e início da década de 2010, e o mercado de trabalho, muitas vezes pode ser percebida como complicada. Segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Great Place to Work, 51% das empresas afirmam ter dificuldades para lidar com diferentes gerações.

Contudo, quando bem incentivada, a Geração Z pode proporcionar muitas oportunidades. Para alcançar isso é indispensável ter como estratégia, assertividade na atração, seleção e gerenciamento de talentos, além de contar com ferramentas e métodos adaptados, como os exemplos que descrevi nos pontos abaixo:

. Gamificação: uma estratégia prática – Um exemplo de assertividade na estratégia e utilização de ferramentas é a gamificação no processo de recrutamento e seleção. “Conversar no idioma” da Geração Z, já acostumada com ambientes digitais e tecnologia, torna o processo envolvente, permitindo testes dinâmicos que avaliam competências como comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de tempo e trabalho em equipe.

Segundo levantamento da Pesquisa Game Brasil (PGB) 70% dos participantes disseram ter se entretido com algum tipo de jogo eletrônico em 2023. Com a implementação de processos gameficados, as companhias demonstram estarem alinhadas com as experiências tecnológicas da Geração Z, além de criar uma ligação inicial positiva entre empresa e candidato.

. Desafios e soluções ao recrutar a Geração Z – A admissão de jovens profissionais tem seus próprios desafios, mas também grandes oportunidades. Como um Centennial (integrante da Geração Z), posso reforçar que temos como característica a busca por resultados rápidos. Por um lado, essa busca pode levar ao desânimo quando não há progresso ou reconhecimento nas atividades, mas por outro, promove um ambiente dinâmico e inovador, onde a eficiência e a agilidade se tornam vantagens competitivas.

Questões como não fazer contato visual e não se comunicar bem também são comuns e podem ser sinais de falta de confiança ou inexperiência profissional. Para superar esses desafios, é importante que as companhias busquem proporcionar formação específica que desenvolva competências sociais e técnicas.

A Geração Z é também conhecida por sua criatividade, abertura a novas ideias e receptividade de soluções. Jovens profissionais podem impulsionar as empresas em direção a abordagens e métodos inovadores, tanto no âmbito social como tecnológico.

Um estudo da Dell Technologies mostra que 63% dos profissionais desta geração, entendem que dispor de novas habilidades digitais é essencial para garantir oportunidades no mercado de trabalho. Sua disposição para aprender com os erros e experimentar novos caminhos é uma qualidade que as empresas devem usar e incentivar, já que o mundo empresarial está em constante evolução.

. Conselhos para gestores – Para lidar de maneira eficaz com os jovens desta Geração, um ponto importante são os feedbacks. Eles devem ser consistentes e construtivos, com o propósito de promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Quando há falta desse retorno, é possível se deparar com o “quiet quitting”, quando colaboradores deixam de ser engajados e fazem apenas o mínimo do que se é esperado em suas atividades.

De acordo com a consultoria Gallup, quase seis em cada dez funcionários no mundo se encontram nesta situação. Se os jovens são criativos e adaptáveis, por que não ter uma comunicação clara e utilizar essas predisposições para formar novas habilidades?

Outro aspecto necessário é a flexibilidade. Desde benefícios de alimentação, horários flexíveis, modelos de trabalho híbrido, short Friday, entre outros, isso porque a Geração Z, sente-se mais engajada com companhias que valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, especialmente depois da pandemia. Locais de trabalho mais confortáveis, com áreas para descanso e lazer também podem ajudar a manter a motivação e a satisfação dos funcionários.

. Ferramentas e Tecnologia – Para maximizar o potencial da Geração Z, é importante usar as ferramentas certas. Plataformas de mídia social como Teams, Zoom e Slack apoiam a colaboração eficaz. Ferramentas de gerenciamento de projetos como Trello e Jira ajudam a organizar o trabalho de maneira eficiente e clara.

Além disso, plataformas de aprendizagem on-line e o uso de inteligência artificial podem simplificar processos e melhorar continuamente as competências dos funcionários. Essas ferramentas são essenciais na criação de ambientes de trabalho que apoiem a produtividade e o crescimento na carreira da Geração Z.

Esses jovens profissionais dispõem de uma série de características e competências que podem mudar o cenário empresarial. Ao compreender e implementar estratégias que aproveitem essas qualificações, as empresas podem não só superar os desafios iniciais, mas também colher benefícios significativos em termos de inovação, eficiência e crescimento contínuo.

(*) – É Supervisor de Gente e Gestão na LG lugar de gente e membro da Geração Z, trazendo uma perspectiva autêntica e atual sobre a integração dessa geração no mercado de trabalho.