80 views 2 mins

Desafio pós-impeachment é resgatar credibilidade da economia

em Destaques
quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A FecomercioSP avaliou que, com o fim do processo de impeachment de Dilma Rousseff, o desafio do novo governo é melhorar o ambiente de negócios, resgatando a credibilidade e a atratividade da economia brasileira para investidores internos e externos.

Segundo a Federação, é fundamental que o governo se conscientize que, sem ajustar o tamanho do estado com a real capacidade contributiva da sociedade, a economia brasileira será incapaz de alcançar o crescimento sustentável.
“É imprescindível o resgate do tripé econômico – superávit primário, câmbio flutuante e metas de inflação -, pois o Brasil somente conseguiu resultados virtuosos na década passada, inclusive o grau de investimento, graças ao respeito a esses instrumentos”, acrescentou a nota. A FecomercioSP afirmou que é essencial que o governo busque sintonia entre as políticas monetária e fiscal, que possa abrir espaço para uma futura queda na taxa de juros, vital para a retomada dos investimentos, de modo que então encontre o equilíbrio das contas públicas e o retorno da credibilidade.
“O governo deve abrir mão do caminho da conveniência de aumento de impostos e buscar reduzir drasticamente os gastos públicos por meio de um projeto de longo prazo”. A entidade disse ainda que a taxa de câmbio deve refletir o mercado e flutuar livremente, em conjunção com objetivos de restauração da confiança dos agentes econômicos, e abrir espaço para futura queda dos juros, evitando interferências e artificialismos que só trazem incertezas ao mercado (ABr).