75 views 2 mins

Delegados querem coordenadora da Lava Jato no comando da PF

em Destaques
terça-feira, 31 de maio de 2016

A delegada Erika Mialik Marena, responsável por coordenar as investigações da Operação Lava Jato na Polícia Federal (PF) de Curitiba, foi a mais votada pelos delegados da PF para assumir a direção da entidade.

Ela é um dos nomes que compõe a lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República interino, Michel Temer, pela Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF), que organizou a votação. Os outros nomes da lista são Rodrigo de Melo Teixeira e Marcelo Eduar­do Freitas, ambos de Minas Gerais.
Atualmente, a nomeação para o cargo é uma atribuição do presidente da República, mas a ADPF argumenta que a escolha por meio da lista tríplice é o modo mais seguro de garantir gestão técnica e autonomia à PF. O atual diretor-geral da PF, Leandro Daiello, está no cargo desde o início de 2011 e deixará o posto após o fim das Olimpíadas do Rio 2016, segundo a associação, motivo pelo qual a categoria resolveu se antecipar e apresentar uma lista tríplice.
“Como o presidente disse que vai respeitar a cultura e a prática que vale para o MPF, temos também a convicção de que ele respeitará a escolha dos delegados”, disse o delegado Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF, apesar de o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, já ter manifestado, publicamente, ser desfavorável à escolha do comando da PF a partir de uma lista. “Agradeço a todos que querem mudanças para nossa PF”, disse Erika em uma mensagem enviada após a divulgação do resultado da votação. Ela é especialista no combate a crimes financeiros (ABr).